A deputada federal Carolina de Toni (PL-SC) foi eleita, na noite desta quarta-feira (6), como nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.
A princípio, a votação estava ameaçada, mas houve acordo e a oposicionista do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a escolhida para conduzir o colegiado, considerado um dos principais dentro do processo legislativo.
Além dela, as outras comissões da Casa também tiveram os comandos definidos para o início das tramitações legislativa do Congresso. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ficará a frente da Comissão de Educação.
Já o deputado Dr. Francisco (PT-PI) foi eleito presidente da Comissão de Saúde. Já Mário Negromonte Jr. (PP-PB) foi escolhido para comandar a Comissão de Finanças e Tributação.
Por sua vez, Gilberto Abramo (Republicanos-MG) chefiará a Comissão de Viação e Transportes e Vicentinho Júnior (PP-TO) foi eleito presidente da Comissão de Agricultura.
Na mesma leva, Lucas Redecker (PSDB-RS) comandará a Comissão de Relações Exteriores e Danilo Forte (União-CE), a de Desenvolvimento Econômico. A Comissão de Defesa do Consumidor será liderada pelo deputado Fabio Schiochet (União-SC).
Já Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado será presidida por Alberto Fraga (PL-DF), enquanto a do Esporte, por Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP).
O deputado Josenildo (PDT-AP) foi eleito presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. Já a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial ficará sob comando de Daiana Santos (PCdoB-RS).
No caso da Comissão de Trabalho, o presidente será Lucas Ramos (PSB-PE) e a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência será comandada por Weliton Prado (Solidariedade-MG).
O deputado Aliel Machado (PV-PR) foi eleito presidente da Comissão de Cultura, por unanimidade, com 11 votos. Já a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família será conduzida pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE).
Enquanto isso, Pedro Aihara (PRD-MG) foi escolhido para liderar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Glauber Braga (PSol-RJ) ficará com a Comissão de Legislação Participativa. Já Lucas Ramos (PSB-PE) será o presidente da Comissão de Trabalho.
Adiamentos
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados marcou a eleição da sua Mesa para a próxima quarta-feira (13), às 13h30. O cargo será ocupado por uma integrante da federação PT-PCdoB-PV, mas que ainda não foi indicada.
Da mesma forma, a Comissão de Minas e Energia foi instalada nesta quarta, mas a eleição do presidente e vices do colegiado será apenas na próxima semana.
Outro adiamento registrado foi para a escolha do comando da Comissão de Turismo, que também será na semana que vem. Ainda não há indicados para os cargos.
Veja outras comissões que devem decidir na semana que vem:
- Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (terça-feira)
- Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
- Comissão de Comunicação (será instalada quarta-feira que vem);
- Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Comissão de Desenvolvimento Urbano;
- Comissão de Administração e Serviço Público;
- Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais;
- Comissão de Fiscalização Financeira e Controle;
- Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.