GPS Brasília comscore

Câmara deve convocar responsáveis pela morte do golden retriever Joca

Presidente da Comissão do Meio Ambiente, Prudente disse que vai votar requerimento
Golden Joca, morto durante voo
Golden Joca, morto durante voo | Foto: Instagram

Compartilhe:

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Prudente (MDB), afirmou que a Câmara dos Deputados trabalha para convocar os responsáveis pela morte de Joca, um cão da raça golden retriever, que foi encontrado morto na última segunda-feira (22), após um voo da companhia aérea Gol.

A declaração ocorreu no último domingo (28), em Brasília, durante um protesto contra os maus-tratos registrados no transporte de pets em aviões. O parlamentar levou o o seu cão para o Aeroporto Internacional JK.

“Nós vamos já levar para a pauta alguns projetos de lei que tratam desse tema, a respeito do transporte de animais de grande porte junto com seu tutor na cabine do avião. Então, é uma pauta importante e que a gente espera poder dar essa resposta à sociedade já na semana do dia 8. Importante a gente se atentar que nós já temos um requerimento para fazer uma audiência pública para debater sobre esse tema e é importante também salientar que nós vamos propor um requerimento para a convocação dos responsáveis da Gol, inclusive o seu presidente, para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados”, disse o parlamentar.

Causa da morte

O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) para o Aeroporto Municipal de Sinop (MT), mas por engano foi transportado até Fortaleza (CE), fato que levou ao óbito.

Em nota à imprensa, a Gol garantiu ter sido “surpreendida” pela morte do animal, quando o avião onde ele estava pousou em Guarulhos. De acordo com a companhia, , os clientes podem transportar pets na cabine das aeronaves, a depender do caso.

O caso é investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).