O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Prudente (MDB), afirmou que a Câmara dos Deputados trabalha para convocar os responsáveis pela morte de Joca, um cão da raça golden retriever, que foi encontrado morto na última segunda-feira (22), após um voo da companhia aérea Gol.
A declaração ocorreu no último domingo (28), em Brasília, durante um protesto contra os maus-tratos registrados no transporte de pets em aviões. O parlamentar levou o o seu cão para o Aeroporto Internacional JK.
“Nós vamos já levar para a pauta alguns projetos de lei que tratam desse tema, a respeito do transporte de animais de grande porte junto com seu tutor na cabine do avião. Então, é uma pauta importante e que a gente espera poder dar essa resposta à sociedade já na semana do dia 8. Importante a gente se atentar que nós já temos um requerimento para fazer uma audiência pública para debater sobre esse tema e é importante também salientar que nós vamos propor um requerimento para a convocação dos responsáveis da Gol, inclusive o seu presidente, para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados”, disse o parlamentar.
Causa da morte
O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) para o Aeroporto Municipal de Sinop (MT), mas por engano foi transportado até Fortaleza (CE), fato que levou ao óbito.
Em nota à imprensa, a Gol garantiu ter sido “surpreendida” pela morte do animal, quando o avião onde ele estava pousou em Guarulhos. De acordo com a companhia, , os clientes podem transportar pets na cabine das aeronaves, a depender do caso.
O caso é investigado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).