Edição extra do Diário Oficial da Câmara dos Deputados, publicada nesta quarta-feira (30), convoca o ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) para assumir o mandato de deputado federal. A convocação decorre do Ato da Mesa Diretora da Casa nº 209, de 29 de julho de 2025, que declarou a perda de mandato de sete parlamentares em virtude de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionada às chamadas sobras eleitorais das eleições de 2022.
Com a nova decisão, os parlamentares Augusto Puppio (MDB-AP), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Lázaro Botelho (PP-TO), Lebrão (União-RO), Professora Goreth (PDT-AP), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sonize Barbosa (PL-AP) perdem seus mandatos e são convocados novos deputados que, com a nova regra, passam a ter direito às cadeiras.
No Distrito Federal, Rollemberg assume a vaga de Gilvan Máximo. Os outros convocados são André dos Santos Abdon, Paulo César Lemos de Oliveira, Rafael Bento Pereira, Tiago Dimas Braga Pereira, Aline Paranhos Varonil Gurgel e Marcivânia do Socorro da Rocha Flexa
A mudança é consequência direta do julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) nº 7.228 e 7.263, no qual o STF declarou inconstitucional a exigência de que partidos e federações atingissem 80% do quociente eleitoral para participar da distribuição das vagas remanescentes. Em março de 2025, a Corte determinou efeitos retroativos à decisão, alterando a composição da Câmara dos Deputados.