GPS Brasília comscore

Câmara avalia ampliar número de deputados para evitar perda de vagas por estado

A Câmara dos Deputados inicia nesta semana a discussão de um projeto que pode ampliar o número total de parlamentares na Casa. A proposta, colocada em pauta pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), busca evitar a redução de vagas de estados que perderam população relativa no último Censo Demográfico.

A movimentação ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Congresso a revisão da distribuição de cadeiras por estado com base nos dados do Censo de 2022. Atualmente, o número de deputados federais é fixado em 513, mas a Constituição exige que a representatividade dos estados reflita a proporção populacional, o que não ocorre desde 1993.

Projeto quer evitar perdas e rejeita dados do Censo

Para contornar a resistência de estados que perderiam cadeiras com a nova divisão, a deputada Dani Cunha (União-RJ) apresentou um projeto que garante que nenhum estado tenha sua representação diminuída. A proposta também abre caminho para o aumento do número total de deputados, o que permitiria distribuir novas vagas entre estados em crescimento populacional sem retirar assentos dos demais.

Além disso, o projeto contesta a confiabilidade do Censo 2022, alegando que a coleta foi prejudicada por cortes orçamentários e atrasos decorrentes da pandemia. “Temos que criar mecanismos compulsórios de aferição populacional, sem ‘achismo’ ou estimativas absurdas que substituem a população real”, argumentou a deputada na justificativa da proposta.

Cenário de disputa: quem ganharia e quem perderia

Se os dados do Censo forem usados com o número de cadeiras mantido em 513, sete estados ganhariam vagas:

  • Pará (+4)

  • Santa Catarina (+4)

  • Amazonas (+2)

  • Ceará (+1)

  • Goiás (+1)

  • Mato Grosso (+1)

  • Minas Gerais (+1)

Por outro lado, outros sete estados e o Distrito Federal perderiam representação:

  • Rio de Janeiro (-4)

  • Bahia (-2)

  • Paraíba (-2)

  • Piauí (-2)

  • Rio Grande do Sul (-2)

  • Alagoas (-1)

  • Pernambuco (-1)

Saída política em negociação

Para evitar o desgaste político e uma possível intervenção do Judiciário, o presidente da Câmara tem articulado com ministros do STF a aprovação de um novo formato. A proposta em negociação prevê aumentar o número de deputados para 527 — o que permitiria acomodar os estados em crescimento sem reduzir cadeiras de outros.

O relator da matéria é o deputado Damião Feliciano (União-BA). Caso o pedido de urgência seja aprovado, o texto pode ir direto ao plenário, sem precisar passar pelas comissões.

Risco de intervenção do TSE

O prazo para o Congresso aprovar uma nova regra vai até 30 de junho. Caso não haja definição até lá, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá fazer a redistribuição de cadeiras de forma autônoma, o que tiraria dos parlamentares o controle sobre a nova composição da Câmara.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.