GPS Brasília comscore

Calendário do Advento: saiba o que é e por que virou tendência

As festas de final de ano são acompanhadas de muitas tradições, entre elas, o Calendário do Advento. De origem alemã, essa prática cristã simboliza a contagem regressiva para o Natal e tem conquistado cada vez mais destaque, especialmente nas redes sociais. No TikTok, por exemplo, é comum ver vídeos que mostram diferentes versões do calendário, repletas de surpresas como doces, brinquedos e produtos de beleza, que tornam cada dia de dezembro um momento de expectativa e alegria.

O Calendário do Advento tem suas raízes em uma tradição simples, que remonta a tempos antigos. No início, ele era feito de papel com imagens coloridas que os fiéis recortavam e colavam em uma caixa de papelão para marcar os 24 dias até o Natal. Com o tempo, a prática evoluiu e deu lugar aos calendários modernos, que possuem compartimentos diários, revelando pequenas surpresas e criando um momento especial para quem aguarda a data. Esta evolução reflete o desejo de integrar a preparação para o Natal com momentos de alegria e celebração, tornando o Advento uma parte integrante das festividades.

Para os cristãos, o Advento é mais do que uma contagem regressiva. Começa no domingo mais próximo de 30 de novembro e termina na véspera de Natal, simbolizando um período de preparação espiritual para a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Durante quatro semanas, os religiosos refletem sobre virtudes como amor, alegria, esperança e paz, com orações e leituras que os ajudam a se conectar com o significado profundo da data.

O Advento, derivado da palavra latina “adventus” (chegada), é um período de preparação espiritual, luz e expectativa que antecede o Natal. Com a solidificação da Igreja Cristã no século 5 d.C., as tradições em torno do dia 25 de dezembro começaram a se consolidar, culminando na prática do Advento. No século 6, a França introduziu o “St. Quaresma de São Martinho”, uma época de jejum e abstinência de relações sexuais, como forma de intensificar a preparação para o Natal. 

Viralizou no TikTok

Com o objetivo de marcar a contagem regressiva para o Natal, os calendários evoluíram de simples imagens e velas para experiências luxuosas e interativas, repletas de surpresas diárias que encantam diferentes públicos. Na plataforma TikTok, o sucesso é inegável: a hashtag #calendariodoadvento acumula milhões de visualizações.

Marcas renomadas de beleza e perfumaria, como Jo Malone e Guerlain, têm aproveitado esse fenômeno para criar versões sofisticadas e desejadas. O calendário da Jo Malone, O Boticário, Nina Makeup, Granado, L’Occitane, Dior, Sephora entre outros. Com preços que podem variar de R$ 500 a R$ 4.760, esses calendários se tornaram presentes cobiçados.

Confira algumas marcas que apostam na tendência 

Jo Malone (R$ 4.760)

Foto: Divulgação

O calendário da icônica casa londrina de perfumaria oferece 25 surpresas aromáticas, incluindo miniaturas de fragrâncias, itens para banho e corpo, e um perfume em tamanho grande, tudo em uma luxuosa apresentação decorativa.

Guerlain (R$ 4.400)

Foto: Reprodução

Decorado pela joalheira Shourouk Rhaiem, este calendário traz miniaturas de perfumes da coleção L’Art & La Matière, velas, cerâmicas perfumadas e skincare das linhas Abeille Royale e Orchidée Impériale. No dia 25, destaca-se o batom Rouge G com cristais Swarovski.

O Boticário (R$ 1.300)

Foto: Reprodução

Com 24 surpresas, este calendário reúne itens das submarcas Lily, Floratta, Malbec, Zaad, Botik e Nativa SPA, incluindo perfumes, produtos para cuidados pessoais, maquiagem, skincare e acessórios.

L’Occitane en Provence (R$ 699)
Inspirado na Provence, oferece 11 itens para rosto, corpo e cabelo, incluindo o creme de mãos Karité, eau de toilette Verbena e óleo de banho amêndoa.

M.A.C Cosmetics (R$ 2.099)

Foto: Reprodução

O 24K Give Them Gold traz 24 surpresas, com batons icônicos, skincare da linha Hyper Real e o Gloss Labial Squirt 3D, em uma embalagem dourada sofisticada.

Dior (US$ 750 | R$ 4.500)
Com produtos de beleza luxuosos, destaca miniaturas do perfume Miss Dior e itens icônicos da marca.

Yves Saint Laurent Beauty (€ 319,90 | R$ 1.740)
Apresentado em um design sofisticado com padrão dourado, inclui 4 produtos em tamanho full-size, 19 miniaturas e um espelho especial, destacando os batons Loveshine.

Charlotte Tilbury (US$ 220 | R$ 1.330)
O calendário em formato de coração inclui produtos queridinhos da marca, como o lápis de boca, blush com esponjinha e máscara de cílios.

Fotos: Reprodução

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.