O ano de 2026 será generoso para os brasileiros que pretendem aproveitar folgas prolongadas. Com a combinação de feriados nacionais que caem em segundas, quintas e sextas-feiras, além de datas facultativas e feriados regionais, o calendário do próximo ano oferece pelo menos 11 oportunidades de feriadões — muitos deles ideais para viagens, descanso ou lazer em família.
De acordo com o calendário oficial, o ano de 2026 contará com 10 feriados nacionais fixos, dos quais sete já caem em dias que emendam naturalmente com o fim de semana. Outros três podem se estender com pontos facultativos ou decretos locais.
Carnaval e Corpus Christi
O primeiro grande feriadão do ano chega com o Carnaval, celebrado em 17 de fevereiro (terça-feira). Tradicionalmente ponto facultativo, a data costuma ser adotada como feriado em boa parte do país. A Quarta-Feira de Cinzas (18) ainda é ponto facultativo até as 14h, o que pode render um bom descanso para alguns trabalhadores.
Já o Corpus Christi, celebrado em 4 de junho (quinta-feira), embora não seja feriado nacional, é adotado por muitos municípios como tal. Com a sexta-feira (5) como ponto facultativo, a possibilidade de emenda é quase certa.
Feriados que caem na sexta ou segunda-feira
Datas importantes como a Sexta-feira Santa (3 de abril), o Dia do Trabalho (1º de maio), a Consciência Negra (20 de novembro) — onde é feriado — e o Natal (25 de dezembro) cairão em sextas-feiras, formando feriadões de três dias.
Outros feriados importantes como a Independência do Brasil (7 de setembro), o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o Dia de Finados (2 de novembro) serão em segundas-feiras, garantindo longos fins de semana para quem busca viajar ou descansar sem precisar tirar folgas adicionais.
Oportunidades extras com emendas
Em alguns casos, o feriado pode cair em uma terça ou quinta-feira, abrindo espaço para as chamadas emendas, quando o governo ou empresas decretam ponto facultativo no dia útil anterior ou posterior ao dia. Um exemplo é o feriado de Tiradentes, em 21 de abril (terça-feira) – também é aniversário de Brasília -, que pode ser prolongado com a segunda-feira (20) como ponto facultativo, formando um recesso de quatro dias.
Outro exemplo é o Ano Novo de 2026, que cairá em uma quinta-feira (1º de janeiro). Com a sexta (2) como possível emenda, os brasileiros podem começar o ano com um feriado de quatro dias.