GPS Brasília comscore

Caixa quer manter liderança no mercado imobiliário, diz Carlos Vieira

Durante almoço do Lide, presidente do banco apresentou números e cenários do setor
Almoço do Lide com Carlos Vieira, presidente da Caixa
Almoço do Lide com Carlos Vieira, presidente da Caixa| Foto: Vanessa Castro

Compartilhe:

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, destacou, nesta terça-feira (19), os desafios enfrentados pela instituição financeira no mercado imobiliário do país e a busca por alternativas para manter a liderança no setor.

Vieira foi o convidado do tradicional almoço-debate do Lide, grupo dos principais empresários do Distrito Federal e que é coordenado pelo ex-senador Paulo Octávio. O encontro ocorreu no Lago Sul, na residência de Fernando Cavalcanti, vice-presidente do Nelson Williams Group.

Segundo ele, a instituição, que detém quase 70% do market share, espera movimentar cerca de 180 bilhões de reais em crédito imobiliário neste ano. O presidente ressaltou a importância do setor para a geração de empregos, afirmando que a cada bilhão investido, são gerados 150 mil empregos diretos.

“Isso é importante pela natureza da atividade da Caixa, mas é importante que o mercado também perceba as oportunidades que estão relacionadas ao crédito imobiliário. O crédito imobiliário tem toda uma cadeia produtiva em torno dela. Nós geramos a cada 1 bilhão que se coloca no mercado, 150 mil empregos diretos, isso é muito importante para que todo o mercado perceba e sinta no crédito imobiliário É uma grande oportunidade de ampliar todo esse conjunto de medidas no sentido do crescimento do país”, explicou.

Para se ter ideia, hoje, a Caixa assina cerca de 2,7 mil contratos de financiamento imobiliário por dia no país, o que representa, de maneira geral, quase 100 contratos diariamente por Unidade da Federação (UF).

Segundo ele, o recurso da poupança, que historicamente tem sido a principal fonte de financiamento, tem diminuído ano a ano, o que tem levado a instituição a buscar novas estratégias.

“Poupança é o grande ativo que gera o fund para o sistema brasileiro de poupança em préstima, mas nós estamos vendo alternativas adicionais para que a gente continue com esse ritmo e até aumente o ritmo de contratação, não só pela caixa, mas por todo o sistema de financiamento imobiliário do país”, disse.

A Caixa tem buscado parcerias com governos locais, como no caso do Distrito Federal, onde foi realizada a primeira grande parceria público-privada no setor imobiliário, com o empreendimento Jardins Mangueiral, que conta com quase 8 mil unidades habitacionais.

O presidente reforçou a importância de continuar inovando e buscando novas formas de financiamento para garantir o crescimento do mercado imobiliário no país e a ampliação das oportunidades para a população. A interação com o governo local tem sido fundamental nesse processo, destacando a Caixa como um importante indutor de infraestrutura em todo o país.

Lide

O Lide é um grupo criado pelo empresário Paulo Octávio e que é constituído pelas principais lideranças produtivas do Distrito Federal. O almoço com autoridades, que já recebeu o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, ocorre mensalmente. 

Nesta edição, o evento reuniu cerca de 250 associados e convidados na casa do economista Fernando Cavalcanti, vice-presidente da NWGroup, empresa de consultoria e estratégia nascida em São Paulo e com filial em Brasília, comandada pelas sócias Carol Mendes e Tainah Mello.