A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (29) a abertura da Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027, edital que vai destinar R$ 120 milhões a projetos artísticos de todo o Brasil. A chamada pública tem como objetivo preencher a agenda cultural de oito unidades da Caixa Cultural entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.
A grande novidade desta edição é a inclusão da cidade de Belém (PA), que passará a contar com uma unidade da Caixa Cultural a partir de outubro de 2025. A inauguração faz parte das ações do banco voltadas à COP30, evento climático internacional que será sediado na capital paraense.
Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o edital reafirma o compromisso do banco com a democratização do acesso à cultura e a valorização da diversidade artística nacional. “O objetivo da Seleção Caixa Cultural é nacionalizar o investimento cultural e mostrar em nossos palcos e galerias a diversidade das culturas brasileiras. Assim, cumprimos o propósito da Caixa e do Governo Federal de transformar a vida das pessoas”, afirmou. Ele ressaltou ainda o pioneirismo do banco no apoio à cultura, setor que movimenta a economia e gera milhares de empregos.
As inscrições para o edital já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente pelo site www.selecaocaixacultural.com.br até o dia 13 de junho. Podem participar pessoas jurídicas e microempreendedores individuais (MEIs) cuja atuação esteja relacionada à produção cultural.
O edital contempla propostas nas áreas de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências. Também serão aceitas inscrições de festivais que tenham atividades programadas especificamente para as unidades da Caixa Cultural, localizadas em Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e, agora, Belém (PA).
Além da seleção, a Caixa promoverá encontros presenciais com produtores culturais em diversas cidades para apresentar o edital e esclarecer dúvidas. O primeiro encontro será realizado no dia 12 de maio na unidade da Caixa Cultural no Rio de Janeiro. Outras capitais como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Salvador, São Paulo e Recife também receberão as sessões informativas.
Na edição anterior, referente à programação de 2025, o banco recebeu 6.144 inscrições, das quais 138 projetos foram selecionados. Ao todo, essas propostas resultaram em 202 eventos culturais — entre exposições, espetáculos, shows e oficinas — realizados em diferentes capitais brasileiras. Um total de 34 projetos circularam por mais de uma unidade da Caixa Cultural, reforçando o incentivo à difusão da arte nacional.
Em 2025, a Caixa Cultural completa 45 anos como uma das mais expressivas iniciativas de fomento cultural do país. Criada em 1980, com a inauguração da primeira unidade em Brasília, a rede cultural da Caixa tem se consolidado como espaço plural, de preservação de memórias e incentivo à criatividade. A instituição também é responsável por projetos como o Caixa Gente Arteira, referência em arte-educação e formação de público.