A CAIXA Cultural Brasília está prestes a inaugurar uma exposição artístico-tecnológica inovadora, que promete ressignificar a forma como percebemos o som em ambientes urbanos e naturais. ‘Espelho Sonoro’, do renomado artista visual e sound designer Rodrigo Ramos, traz uma proposta única de imersão nas paisagens sonoras de cidades, utilizando um aparato acústico inspirado nos localizadores sonoros da Primeira Grande Guerra.
A exposição, fruto de uma pesquisa aprofundada em mapeamento e sensibilidade sonora, busca proporcionar aos visitantes uma experiência única de ampliação da percepção auditiva. Rodrigo Ramos convida o público a redescobrir o prazer de ouvir os sons e ruídos presentes em situações cotidianas, conferindo a esses elementos uma nova significância e uma abordagem renovada no ato de escutar.
Para captar a essência do cotidiano das cidades, o artista desenvolveu uma releitura dos localizadores sonoros acústicos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1919). Esses objetos, semelhantes a “conchas acústicas”, eram utilizados pelas potências bélicas da época para localizar aviões, navios e tanques no território de guerra. A pesquisa visa “um apelo sensório pelo material num recorte que mescla passado e presente, como uma viagem sensória-crítica do tempo”, explica Rodrigo.
A exposição ‘Espelho Sonoro’ ocupará as Galerias Piccola I e II, além do Jardim de Esculturas da CAIXA Cultural Brasília, de 10 de janeiro a 24 de março de 2024. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, a visitação estará disponível de terça a domingo, das 9h às 21h.
Os espaços expositivos oferecerão oportunidades interativas para os visitantes. Na Piccola I, 20 fotografias serão apresentadas, acompanhadas dos sons das paisagens retratadas, acessíveis através de fones de ouvido. Na Piccola II, quatro monitores exibem diferentes cotidianos urbanos, complementados por fotografias e sons urbanos disponíveis para audição.
Serviço:
Espelho Sonoro
Local: CAIXA Cultural Brasília | Galerias Piccola I e II
Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4
Abertura: dia 9 de janeiro, às 19h, com visita mediada e bate-papo com o artista
Visitação: de 10 de janeiro a 24 de março de 2024
Horário: das 9h às 21h, de terça-feira a domingo
Bilheteria: entrada franca
Classificação: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Saiba mais em: www.rodosound.com
Catálogo da exposição: https://issuu.com/territorio.comunicacao/docs/catalogo_espelho_sonoro