GPS Brasília comscore

CAIXA Cultural Brasília apresenta a exposição Hiper-Realismo no Brasil

A mostra já reuniu mais de 90.000 visitantes em Curitiba, São Paulo, Recife e Fortaleza

Com maestria, o artista paulista Giovani Caramello captura a essência da vida, esculpindo em resina, silicone e terracota rostos que parecem respirar e corpos que carregam as marcas do tempo. Depois de passar por Curitiba, São Paulo, Recife e Fortaleza, a mostra Hiper-Realismo no Brasil chega a Brasília. 

Entre os dias 12 de novembro e 12 de janeiro de 2025, a exposição já reuniu mais de 90.000 visitantes. A obra central, Nikutai, com seus impressionantes 2,5 metros de altura, e Segunda Chance, que traz o busto de um idoso com marcas da idade esculpidas em silicone, são apenas alguns exemplos da riqueza de detalhes e da expressividade das obras.

Para a exposição em Brasília, foram incorporadas mais três obras do artista: Diálogo, Sozinho e Ascensão, e a criação de um áudio-guia, desenvolvido pelo curador.

A exposição tem curadoria de Icaro Ferraz Vidal Junior, que fará uma visita guiada pelas 13 obras no dia da abertura e também no dia 13 de novembro, pela manhã às 10h e pela tarde, às 14h. 

O curador acredita que esta exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para ele, a obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções. 

“Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”, afirma o curador.

 

Serviço

Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello

Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço: Setor Bancário Sul Q. 4, Lotes 3/4 – Asa Sul” (ou lotes 3 e 4)

Período: entre 12 de novembro e 12 de janeiro de 2025 Coquetel de abertura: 12 de novembro de 2024, 19h

Visitação: terça a domingo, das 9h às 21h

Classificação indicativa: 14 anos

 

Veja também

Sangramento é comum em idosos, surgindo 20 a 45 dias …

Olhou-se mais uma vez refletida nos pedaços do espelho partido. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI