CAIXA Cultural Brasília apresenta a exposição Hiper-Realismo no Brasil

Foto: Cortesia

Com maestria, o artista paulista Giovani Caramello captura a essência da vida, esculpindo em resina, silicone e terracota rostos que parecem respirar e corpos que carregam as marcas do tempo. Depois de passar por Curitiba, São Paulo, Recife e Fortaleza, a mostra Hiper-Realismo no Brasil chega a Brasília. 

Entre os dias 12 de novembro e 12 de janeiro de 2025, a exposição já reuniu mais de 90.000 visitantes. A obra central, Nikutai, com seus impressionantes 2,5 metros de altura, e Segunda Chance, que traz o busto de um idoso com marcas da idade esculpidas em silicone, são apenas alguns exemplos da riqueza de detalhes e da expressividade das obras.

Para a exposição em Brasília, foram incorporadas mais três obras do artista: Diálogo, Sozinho e Ascensão, e a criação de um áudio-guia, desenvolvido pelo curador.

A exposição tem curadoria de Icaro Ferraz Vidal Junior, que fará uma visita guiada pelas 13 obras no dia da abertura e também no dia 13 de novembro, pela manhã às 10h e pela tarde, às 14h. 

O curador acredita que esta exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte contemporânea brasileira. Para ele, a obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções. 

“Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”, afirma o curador.

 

Serviço

Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello

Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço: Setor Bancário Sul Q. 4, Lotes 3/4 – Asa Sul” (ou lotes 3 e 4)

Período: entre 12 de novembro e 12 de janeiro de 2025 Coquetel de abertura: 12 de novembro de 2024, 19h

Visitação: terça a domingo, das 9h às 21h

Classificação indicativa: 14 anos

 

Relacionados.

Clube do Choro de Brasília celebra os 10 anos do Festival Divas do Samba

Feira de cervejas artesanais movimenta Brasília neste fim de semana

No Iguatemi Brasília, CineMaterna exibe filmes para famílias com bebês