O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que a federação partidária formada por União Brasil e Progressistas representa uma “força legislativa inédita” e tem potencial para liderar as transformações que o Brasil exige.
A declaração foi feita por meio de uma carta pública endereçada aos membros do Progressistas, divulgada às vésperas da cerimônia de formalização da aliança, marcada para esta terça-feira (29), às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Com a criação da chamada Federação União Progressista, as duas legendas passam a constituir o maior bloco político do país, somando 108 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e 1.330 prefeitos.
“Trata-se de uma enorme força legislativa que nos proporciona a oportunidade única de influenciar os rumos do Brasil, que clama por mudanças”, escreveu Caiado.
Na mensagem, o governador também relembra as origens comuns entre as duas siglas, construídas sobre bases conservadoras e princípios liberais, como a defesa do livre mercado aliada ao compromisso com a justiça social.
Caiado também reforçou sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026 e se colocou como alternativa para representar a nova federação nacionalmente. Ele afirmou que o grupo deve trabalhar com independência e considerar um distanciamento do atual Governo Federal, o qual classificou como “ineficiente diante das necessidades da população”.
“Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que represente a mudança que tanto desejamos. É chegada a hora de colocarmos mãos à obra”, disse.
A expectativa é que o lançamento da federação também sirva como pontapé inicial para o planejamento eleitoral das duas legendas em 2026, com foco em candidaturas aos governos estaduais, ao Senado e, potencialmente, à Presidência da República.