GPS Brasília comscore

Caiado cria fundo para garantir estabilidade econômica e serviços essenciais em Goiás

Reserva financeira, única no país, terá R$ 5,5 bilhões iniciais e será utilizada em crises ou desastres naturais

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), anunciou, nesta quinta-feira (20), a criação do Fundo de Estabilização Econômica (FEG), um mecanismo pioneiro no Brasil para assegurar a continuidade de serviços essenciais em momentos de crise econômica ou desastres naturais.

Com reserva inicial de R$ 5,5 bilhões – correspondente a 1,5% do PIB goiano –, o fundo será instituído por meio de uma Lei Complementar enviada à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Caiado destacou que a estabilidade fiscal foi determinante para essa iniciativa.  “Estamos dando uma mensagem para o Brasil: um Estado que não tem equilíbrio fiscal, não tem governabilidade“, afirmou.

O FEG funcionará como uma reserva estratégica, sendo abastecido com excedentes financeiros e receitas extraordinárias do Estado. O objetivo é utilizar os recursos apenas quando necessário, garantindo investimentos prioritários sem comprometer a saúde financeira de Goiás.

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) reforçou que o sucesso da gestão fiscal foi fundamental para viabilizar o fundo. “Não foi o Regime de Recuperação Fiscal que nos trouxe até aqui. Foram as políticas implementadas e a rigidez fiscal que permitiram essa conquista“, pontuou.

A reserva financeira do fundo poderá ser utilizada em duas situações principais:

  • Crise econômica ou queda significativa na arrecadação, desde que reconhecida pela Alego.
  • Desastres naturais e situações emergenciais, para garantir a manutenção de serviços essenciais.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição levou a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira a internação na …

Aprenda três opções para amenizar as altas temperaturas

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI