GPS Brasília comscore

BYD Song Plus: motor elétrico principal torna gasolina apenas um detalhe

Os eletrificados já estão entre nós. Muitos deles são leves, com o motor à combustão como a principal fonte de força. Mas no BYD Song Plus, a lógica é inversa: o conjunto elétrico é mais forte e o powertrain movido à gasolina é secundário. O SUV da fabricante chinesa promete 1.100 km de autonomia com tanque cheio e bateria recarregada.

 

São 235 cv de potência na combinação dos dois motores. Individualmente, o elétrico rende 179 cv e o movido à gasolina é 1.5 litro, capaz de gerar 110 cv. O câmbio é CVT sem simulação de marchas, como em outros veículos do mercado. Na prática, é preciso pisar muito no acelerador para escutar o combustível fóssil entrando em ação. Na maior parte do tempo, o silêncio impera. São necessárias três horas para que a bateria seja recarregada. O carregador é um brinde da BYD.

 

O sistema de regeneração do Song Plus demonstra uma grande competência. Em trechos urbanos, onde as velocidades não passam de 60 km por hora e os freios são acionados com frequência, a bateria é recarregada com rapidez. Durante o teste, o SUV se negou a ficar sem carga. Sem gasolina, é possível rodar até 51 km de distância. Com um controle no console central, o motorista escolhe entre EV (100% elétrico) e PHEV (híbrido plugin). É possível escolher entre três modos de condução, eco, normal e sport. 

 

Em tempo real, o motorista é informado sobre o consumo de energia e sobre a regeneração. Basta tirar o pé do acelerador ou frear para que o painel de instrumentos mostre consumo negativo, o que significa que o sistema está se regenerando. Um fato curioso é que o condutor pode usar o motor à gasolina para aumentar os níveis da bateria. Com o carro parado, é só pisar no acelerador e, aos poucos, a carga vai subindo.

 

A garantia Song Plus é de cinco anos ou 200 mil km. No caso da bateria, são três anos adicionais.

 

Conforto

A cabine do Song Plus impressiona pela qualidade. Painel, console central, forros de porta e bancos têm revestimento em couro. O acabamento em dois tons dá um charme extra. Os assentos dianteiros são inteiriços e incluem regulagem elétrica. O teto solar panorâmico é de série.

 

A central multimídia tem 12,8 polegadas e possui sistema Android nativo. O motorista pode escolher se prefere o display na horizontal ou na vertical. O ar-condicionado dual zone é operado a partir da central e tem saída de ar voltada para os ocupantes do banco traseiro. O sistema de som possui nove alto falantes e uma qualidade acima da média. Um carregador por indução está localizado no console central e é mais uma comodidade do SUV.

 

22052023JP_SONG PLUS26.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS27.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS24.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS23.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS28.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS19.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS18.jpg
 

 

 

Um conjunto de câmeras registra tudo o que acontece por fora do veículo. As da frente são capazes de dizer ao motorista a velocidade máxima da via. No painel de instrumentos de 12,3 polegadas, uma plaquinha é mostrada e pisca, caso o carro esteja acima do limite. Na central multimídia, é possível acompanhar o trajeto a partir das câmeras externas, inclusive na hora de fazer manobras.

 

O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um dos destaques. O motorista tem a opção de escolher a velocidade máxima e a distância mínima do carro da frente. Assim, o carro acelera e freia sem a intervenção humana. Para aumentar a segurança, o auxílio de permanência em faixa vibra o volante caso o carro oscile na pista. O alerta de ponto cego, perto do retrovisor, é outro mecanismo para evitar colisões.

 

Estética

Além do interior refinado, as linhas externas chamam atenção. O SUV chinês demonstra robustez. As dimensões também ajudam: são 4,70m de comprimento por 1,89m de largura. A altura é de 1,68m. Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras são full LED. São cinco opções de cores: cinza, vermelho, branco, preto e azul.

 

O tempo de carros chineses com visual genérico ficou para trás. O conceito dragon face, presente em todos os carros da BYD, é agradável aos olhos. Por onde passa, os pescoços viram. As perguntas, quando o carro para, também são inevitáveis. “Que marca é essa?”. “É bonito, hein?”. Ou seja, em relação ao design, quem comprar um Song Plus pode ficar despreocupado.

 

22052023JP_SONG PLUS34.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS32.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS31.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS16.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS8.jpg
 

 

22052023JP_SONG PLUS11.jpg

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.