A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou, nesta quarta-feira (3), a decisão de decretar estado de alerta após as intensas chuvas que provocaram danos na capital do país nas últimas horas.
A medida implica na necessidade dos órgãos responsáveis pelo atendimento à população em situação de risco de cancelar férias de servidores e manter equipes de pronta resposta, especialmente considerando a previsão de mais chuvas nos próximos dias.
Segundo a vice-governadora, a ação serve para garantir que os órgãos que oferecem atendimento prioritário estejam em alerta, retirando pessoas de férias e posicionando equipes de resposta imediata.
A governadora em exercício enfatizou que a medida é preventiva e ressaltou a mobilização das secretarias para lidar com a situação.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), as fortes chuvas dos primeiros dias do ano já ultrapassaram 80% do total esperado para o mês. A previsão é de que as precipitações e tempestades continuem de forma regular nos próximos dias.