GPS Brasília comscore

Buriti estima que pelo menos 16 brasilienses esperam repatriação em Israel

Número ainda não é oficial, uma vez que a lista é atualizada sistematicamente
Secretário de Relações Internacionais Paco Britto, Foto: Tony de Oliveira/Agência Brasília
Secretário de Relações Internacionais Paco Britto, Foto: Tony de Oliveira/Agência Brasília

Compartilhe:

O Palácio do Buriti confirmou, nesta terça-feira (10), que pelo menos 16 brasilienses estão entre os inscritos na lista criada pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) com objetivo de repatriação após ataques terroristas em Israel e na Faixa de Gaza.

O número de moradores do Distrito Federal, contudo, ainda não é oficial, uma vez que a lista é atualizada sistematicamente, conforme explicou ao GPS|Brasília o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto. 

“O Itamaraty nos informou que cerca de 100 passageiros vão descer no Distrito Federal no avião que deve chegar na quarta-feira (11) para que, daqui, sigam para suas cidades de origem. Informalmente, nos informaram que são por volta de 16 moradores do Distrito Federal tentando retornar para Brasília”, explicou.

O governo brasileiro estima que cerca de 2,5 mil nativos estejam aguardando a autorização para o retorno imediato ao Brasil. Os que estão na Faixa de Gaza precisam ser evacuados por terra até o Egito, de onde partirão também de voo comercial para o Brasil.

“Nós estamos em contato diuturnamente com o Itamaraty para levar informações mais realistas possíveis e recentes para as  famílias, a fim de tranquiliza-las. O GDF se solidariza com todos os familiares de turistas que enfrentam essa crise sem igual”, enfatizou.

Em nota, o Itamaraty confirmou que “não dispõe de dados desagregados por Unidade Federativa de origem dos nacionais brasileiros”.

Ataques

Os brasileiros estavam em viagem a Israel e localidades próximas quando presenciaram o início dos ataques terroristas do grupo armado Hamas, no último sábado (7).

Para o retorno, a Embaixada brasileira em Tel Aviv continua recebendo, por meio de formulário “online”,  os dados de brasileiros interessados na repatriação, mas com lista de prioridades.

“O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, frisou.

Nesta terça-feira, decolou de Tel Aviv o primeiro voo de repatriação de nacionais brasileiros, que deverá pousar em Brasília no início da madrugada de quarta-feira.  A primeira aeronave teve capacidade para 211 passageiros. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15 de outubro.

De acordo com o Itamaraty, “o Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza. O governo brasileiro reitera sua recomendação de se evitar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.”, sublinhou.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial)