GPS Brasília comscore

Brown’s Hotel: um hóspede chamado História

Rainha Vitória, Agatha Christie e Theodore Roosevelt compõem o livro de ilustres que integram a memória do Brown's Hotel
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Ao embarcar no tour pelas instalações do Brown’s Hotel, um hotel Rocco Forte, sou conduzida por um funcionário afável, cujo entusiasmo transborda ao narrar a história do primeiro hotel de Londres. “Foi inaugurado em 1837 e, em 1889, foi unificado com o St George´s Hotel, por isso o acesso é por duas ruas, Dover Street e Albemarle Street”, relata. A atmosfera primaveril envolve cada recanto, incorporando arte moderna, antiguidades e uma decoração que personifica a sofisticação.

Durante o passeio, um cômodo em particular atrai minha atenção: uma sala de reuniões com o nome Graham Bell na porta. O motivo revela-se internamente: um telefone que testemunhou a primeira ligação telefônica de Alexander Graham Bell no Reino Unido em 1876. “É um hotel repleto de história. Já recebemos ilustres hóspedes, como Agatha Christie, que, dizem, encontrou inspiração para muitas de suas obras aqui, e Theodore Roosevelt”, compartilha o guia.

Localizado no bairro de Mayfair, tem uma fachada de arquitetura clássica georgiana que muitas vezes passa despercebida pelo pedestre. A localização é privilegiada, walk distance da Old Bond Street e suas lojas de grife, da badalada Oxford Street e do Palácio de Buckingham. Além dos parques The Green Park, St. James’s Park e Hyde Park.

Entretanto, o verdadeiro tesouro se revela no interior do hotel cinco estrelas. Uma imersão em um mundo de elegância discreta, onde a equipe transborda cordialidade, presteza e elegância. Renovada em 2005 e posteriormente em 2022, mantém seu estilo clássico e o charme histórico, sob a direção de Olga Polizzi, diretora de design da Rocco Forte Hotels.

Enquanto o funcionário conduz o passeio – uma verdadeira aula de história –, observo janelas altas, cortinas luxuosas e poltronas de veludo em cada canto. Minha jornada culmina na Suite Deluxe, com uma ampla sala de estar e sala de jantar, além de um quarto com cama king-size. Uma recepção com Moët & Chandon e uma carta escrita à mão são detalhes que conquistam meu coração, enquanto livros e objetos decorativos conferem vida à acomodação. Um banho na banheira se torna irresistível.

O hotel foi crescendo incorporando moradias na vizinhança – são 11 casas geminadas – e, por este motivo, cada quarto é diferente em tamanho e estilo, além de contar com uma mini biblioteca com clássicos literários. São 115 acomodações impecavelmente decoradas, algumas temáticas, como a Kipling Suite, em homenagem ao escritor Rudyard Kipling, que usou as dependências do hotel para escrever sua história infantil mundialmente famosa, O Livro da Selva, do personagem Mogli, o Menino Lobo. E a mais recente inaugurada, a Sir Paul Smith Suíte, projetada pelo próprio estilista britânico Paul Smith – colorida, divertida, estilo vintage e com muito design e arte, como era de se esperar.

A conquista também é pelo paladar

O café da manhã no Brown’s Hotel é uma experiência culinária sublime, servido no restaurante Charlie’s, localizado no primeiro piso. Com um menu assinado pelo renomado chef estrelado Adam Byatt, o espaço oferece ainda almoço e jantar de culinária contemporânea.

Na sala de estar, adornada com painéis de madeira e arte contemporânea, os visitantes têm o privilégio de participar do tradicional chá da tarde britânico. Este local disputado, que requer reservas antecipadas, conta a história de que a Rainha Vitória era frequentadora assídua. Além disso, você pode se acomodar à mesa favorita de Agatha Christie.

Para os amantes de coquetéis, o Donovan Bar é parada obrigatória. E ali também tem história. Logo na entrada, chama atenção uma cristaleira com rótulos do século passado. Sob curadoria de Salvatore Calabrese, mestre em mixologia, o local ostenta a reputação de ser um dos melhores bares do mundo.

Decorado com fotografias icônicas de moda dos anos 1960, de Terence Donovan, o ambiente é uma homenagem ao fotógrafo. Nas confortáveis poltronas, Winston Churchill era figura recorrente. O menu de coquetéis inclui dedicatórias especiais a hóspedes ilustres, como o ex-primeiro-ministro britânico, com o Churchill Martini.

A vivência no Brown’s Hotel é como explorar as páginas de um livro de história. É habitar um espaço que parece ser e estimular inspiração e criatividade. Com um olhar perspicaz, os detalhes meticulosamente dispostos em cada canto evidenciam que o local é mais do que um testemunho do passado; é um cenário onde novas histórias estão constantemente sendo tecidas. Basta disposição para explorar, e você se verá imerso nas fascinantes narrativas entrelaçadas de literatura, política, realeza, arte e história.

@browns_hotel
www.roccofortehotels.com/hotels-and-resorts/brown-s-hotel

Últimas

Política