GPS Brasília comscore

Brigadistas entram em ação para combater incêndios florestais no DF

Instituto Brasília Ambiental anunciou contratação de 150 profissionais escolhidos por meio de processo seletivo.

Compartilhe:

Com a chegada da seca ao Distrito Federal, tem início uma fase crucial para a prevenção e combate aos incêndios florestais, comuns nesta época do ano. E para fortalecer as ações de proteção ao meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental anunciou a contratação de 150 brigadistas florestais selecionados por meio de um processo seletivo específico.

 

Os profissionais atuarão por tempo determinado nas unidades de conservação (UCs) da região e fazem parte do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). A iniciativa visa prevenir e combater possíveis incêndios florestais nos espaços ecológicos do Distrito Federal, garantindo a preservação da biodiversidade local.

 

O retorno dos brigadistas florestais é celebrado como um importante reforço para a equipe de proteção ambiental. A experiência acumulada por esses profissionais em anos anteriores contribui para o sucesso das operações e o aprimoramento das técnicas de combate aos focos de incêndio.

 

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou a relevância da experiência dos brigadistas, que demonstram um profundo compromisso com o combate ao fogo e a preservação do meio ambiente. Muitos desses profissionais se candidatam ao processo seletivo todos os anos, mostrando um forte vínculo e dedicação à causa.

 

Eles poderiam estar fazendo qualquer outra coisa, e muitos estão, mas quando chega esta época ficam ávidos para a divulgação do processo seletivo, e retornam para estar nesta importante missão”, disse.

 

O brigadista florestal, Jordan José Vieira, lotado no parque ecológico Veredinha, em Brazlândia, é um exemplo desse comprometimento. Há seis anos atuando nessa função, ele ressalta que, além do combate aos incêndios, a atuação das brigadas abrange atividades como o plantio de mudas, coleta de sementes, limpeza dos parquinhos, reforma de cercas e cuidados com a jardinagem.

 

A equipe de brigadistas do Brasília Ambiental de 2023, composta por 150 profissionais, já tomou posse e está distribuída em 14 unidades de conservação. O contrato tem validade até 30 de novembro, período em que a seca se intensifica, tornando o trabalho desses profissionais ainda mais relevante.

 

As brigadas, além de atuarem nas unidades de conservação onde estão lotadas, estão preparadas para serem deslocadas para outras áreas caso seja necessário. Com a dedicação e o preparo dos brigadistas florestais, o Distrito Federal conta com um efetivo pronto para enfrentar os desafios da temporada de seca e proteger o patrimônio natural da região.

Últimas

Política