Boa notícia! Brasília pontuou em um dos prêmios mais importantes do vinho brasileiro, o Brazil Wine Challenge 2024. Os rótulos Aprisco, Canindé Rosé e Canindé Sauvignon Blanc, da vinícola Ercoara, localizada no PAD-DF, ganharam Medalha de Ouro na avaliação que teve 1037 amostras de 14 países.
E o Maná, também da Ercoara, recebeu medalha Gran Ouro, com a pontuação mais elevada da disputa, ficando entre os 16 melhores vinhos brasileiros de acordo com a avaliação, realizada pela ABE (Associação Brasileira de Enologia).
O Brazil Wine Challenge, único concurso no Brasil com a chancela da OIV, concedeu26 Gran Ouro para cinco países. Foram 1.037 amostras de 14 países, avaliadas por um júri de 85 especialistas de sete nacionalidades.
E por falar em Brasil, a vinícola Manus está realizando uma pesquisa pioneira com a Embrapa para elaborar vinhos com uvas diferenciadas.
Localizada entre a Serra Gaúcha e a Campanha, realiza um trabalho único em parcelasde seus Vinhedos da Quinta, se dedicando à elaboração de vinhos de alta gama e ao desenvolvimento de rótulos com uvas diferenciadas.
Destaque para o vinho Liberum Assyrtico, elaborado com uma cepa originária da Grécia e o Clássico Teroldego, produzido com uma uva de origem italiana que chegou ao Brasil nos anos 2000 por meio de mudas importadas pela Manus.
Ou seja, bora garimpar que tem muita coisa boa sendo produzida aqui pra gente provar!