Categories: Life

Brasiliense vence Ironman na Espanha e conquista vaga para mundial

Para alcançar o lugar mais alto do pódio, a brasiliense Julia Traboulsi precisou nadar 3.800 metros, pedalar por 180km e correr uma maratona completa – ou seja, 42,2km – em um tempo de 9 horas e 35 minutos. E foi esse resultado que a consagrou como Campeã Geral Amadora Ironman da etapa Calella-Barcelona 2024, no último dia 6 de outubro.

A vitória garantiu a ela, também, a tão disputada vaga para o campeonato mundial no Havaí, que ocorre em outubro de 2025, em Kona.

Triatleta há cinco anos, Julia conta com exclusividade ao GPS|Brasília que seu sonho era conseguir a vaga para o mundial. “É uma das provas mais desejadas pelos triatletas e muito difícil de entrar, porque é preciso ser classificado e, geralmente, são poucas vagas”, explica. “Era algo que eu buscava e sonhava há muito tempo, e agora sei que tudo valeu a pena”, celebra.

Conciliando a vida de atleta de alta performance com a de analista comercial em uma empresa voltada para nutrição e desempenho esportivo, Julia se dedica intensamente aos treinos, que exigem muito trabalho físico, mas também um forte preparo mental para conseguir completar os percursos.

Por ser uma prova muito longa, inevitavelmente você chega ao seu limite, com uma exaustão física enorme. Tem horas que o corpo e a mente pedem para parar, e é aí que você precisa ter um psicológico forte, que vai te levar até o final”, observa.

Julia conta que entrou no triathlon por causa de seu irmão, que já praticava a modalidade. “Eu nunca tinha feito nenhum dos três esportes, comecei tudo do zero cinco anos atrás”, entrega. “Logo no início me apaixonei pelas longas distâncias, sempre fui fascinada por poder sentir até onde nossa mente pode levar nosso corpo.

Para o Ironman de Barcelona, ela deu início a um treinamento quatro meses antes da competição, treinando cerca de 20 horas por semana. “O mais difícil é conseguir ter constância. Manter os treinos mesmo cansada, alimentação regrada e, além de tudo, também conciliar o trabalho e a vida social, não é fácil”, admite a atleta. 

Porém, em uma prova com mais de 3.300 competidores de 91 países, ela conseguiu conquistar o primeiro lugar geral na categoria amadora. “Terminar essa prova, para mim, é muito mais do que ganhar, é ter a certeza de que a gente pode conseguir tudo o que deseja e que podemos superar qualquer obstáculo e insegurança”, afirma.

Agora, ela continua a preparação para a etapa do Ironman em Kona, no Havaí. À Julia, mandamos as mais positivas energias para que ela traga mais essa vitória para o nosso País!

Juliana Eichler

Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), escreve sobre áreas diversas, como cultura, entretenimento, esportes e lifestyle, além de ter experiência com mídias sociais, cobertura de eventos e assessoria de imprensa.

Posts Recentes

Série derivada de Orgulho e Preconceito é produzida pela BBC

Ainda não há detalhes do elenco, nem previsão de estreia de A Outra Irmã Bennet

15 minutos ago

Tendências mais quentes das fashion weeks

Saiba quais são as seis principais tendências para o próximo verão, vistas na última temporada…

24 minutos ago

Anatel notifica prestadoras para que permitam acesso ao X

Autorização para retomada das atividades da rede social foi concedida pelo STF

30 minutos ago

Dia das Crianças: confira opções de presentes inusitados

De veículos elétricos a maquiagem, existe uma variedade enorme de produtos diferentes que as crianças…

1 hora ago

Resultado do bloco 4 do CNU foi liberado

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou autorização para distribuir os resultados por meio de recurso

2 horas ago

IBGE vai medir peso das bets nos gastos dos brasileiros

Pesquisa também medirá uso do tempo dos brasileiros

2 horas ago