O artista plástico brasiliense Fernando Carpaneda teve uma pintura leiloada no 32º leilão anual Take Home A Nude, realizado pela Academia de Arte de Nova York. Em uma noite que reuniu filantropos, artistas e celebridades mundiais, o evento arrecadou fundos para a Academia fundada por Andy Warhol em 1982, com o objetivo de apoiar a próxima geração de artistas da cidade.
Embora o valor da venda não tenha sido divulgado pelo artista, o curador Rogério Carvalho, representante de Carpaneda no Brasil, disse que novos patamares de valor foram alcançados:
“Não falo apenas dos R$ 100 mil por metro linear, falo de reconhecimento de trajetória e de conjunto de obra!”, declarou. O comentário ilustra não apenas o sucesso comercial do artista, mas também o prestígio conquistado no cenário internacional.
Atualmente em Nova York, nos Estados Unidos, Carpaneda viveu boa parte de sua vida em Taguatinga, no Distrito Federal, e usa a arte para retratar temas ligados à cena underground e aos contextos LGBTQIA+.
Um dos destaques do artista é a pintura de Jesus Cristo, vendida no leilão. A obra é feita com tinta acrílica sobre tela e aprofunda no tema da discriminação. Algumas das figuras retratadas estão associadas ao movimento Black Lives Matter, destacando suas lutas e histórias.
O anel dourado em torno da cabeça simboliza as vítimas da violência, enquanto os círculos coloridos no fundo da obra evocam a ideia de diversidade e inclusão, celebrando as múltiplas identidades e experiências dentro das comunidades negra e LGBTQIA+.
O leilão contou com a presença de grandes personalidades, como os artistas KAWS, Eileen Guggenheim, o vencedor do Emmy Alan Cumming e a atriz Brooke Shields, que foi considerada pela revista PEOPLE uma das celebridades mais bem vestidas no tapete vermelho da Sotheby’s. A noite também prestou uma homenagem especial à artista Jane Dickson, celebrando suas notáveis contribuições ao mundo das artes.