O brasiliense Abouba Dramé foi campeão da Copa da França e eleito MVP, sigla em inglês para jogador mais valioso. O oposto do Tours Volley está em sua segunda temporada no clube francês e tem conseguido destaque na Europa. Antes, ele atuou na Itália.
Abouba nasceu no Distrito Federal, filho de país malineses que vieram ao Brasil. Este foi o primeiro título do oposto canhoto brasiliense em quadras francesas. Na decisão, o Tours superou o Nice por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 21, 25 a 21 e 25 a 18.
Em outubro de 2021, alguns meses depois de sua chegada no Tours, ele sofreu o rompimento total do tendão de Aquiles direito em um torneio de pré-temporada e teve de ser operado. O jogador ficou afastado para se recuperar e retornou às quadras para viver sua melhor passagem na Europa.
“Estive na final no ano passado mas não pude ajudar o grupo, e hoje, ser campeão jogando e ser escolhido MVP da final, me deixa muito feliz e realizado. Acho que, pela temporada consistente que estou fazendo, é a minha melhor fase na Europa. Dedico esse título para minha esposa Aline, que sempre esteve comigo e me ajudou bastante desde a lesão, e também para a minha família, que esta no Brasil e torceu muito”, afirmou Abouba.
Os jogadores do Tours, que conta com mais quatro brasileiros no time – João Rafael, Aracaju e Ademar, além do técnico Marcelo Fronckowiak –, mudam agora o foco para a conquista do campeonato francês. A equipe encerrou a fase classificatória do campeonato francês na primeira colocação. Seu adversário nas quartas de final será o Montpellier. Os jogos, em melhor de cinco, acontecerão nos dias 8, 10 e 14 de abril.