GPS Brasília comscore

Brasiliense concorre a prêmio de joalheria na Milano Jewelry Week

Vânia Ladeira é a única brasileira na categoria artística da Artistar Jewels
Vânia Ladeira - Foto GPS Brasília
Vânia Ladeira | Foto: GPS|Brasília

Compartilhe:

Na próxima semana, de 15 a 20 de outubro, Milão se transformará no centro mundial da alta joalheria com a Milano Jewelry Week, e entre os participantes internacionais, uma brasiliense se destaca: Vânia Ladeira. A designer de joias é a única representante brasileira na prestigiosa categoria artística da Artistar Jewels, evento que reúne criações autorais de designers consagrados de todo o mundo.

Vânia levará para a exposição o conjunto Yara, composto por um par de brincos e um anel, ambos confeccionados em prata 950k e adornados com pedras preciosas como safiras, tanzanitas e diamantes. Inspirada na lenda da figura mitológica das águas amazônicas, a joia faz uma homenagem à rica cultura indígena brasileira. “Minha ideia era unir a beleza da joalheria com uma história que reflete nossas raízes”, explica Vânia.

Anel do conjunto Yara por Vânia Ladeira - Foto divulgação
Anel do conjunto Yara por Vânia Ladeira | Foto: divulgação
Brincos do conjunto Yara por Vânia Ladeira - Foto divulgação
Brincos do conjunto Yara por Vânia Ladeira | Foto: divulgação

Com 25 anos de carreira, Vânia vê sua participação no evento como um reconhecimento de sua trajetória. “Estou muito honrada por estar representando Brasília e o Brasil nesse evento tão importante. Ser selecionada para a categoria Artistar é, para mim, uma coroação de tudo que construí até aqui”, afirma a designer, que já participou de outras edições da Milano Jewelry Week, mas destaca que esta tem um sabor especial.

A Milano Jewelry Week é um dos principais eventos do setor, e a Artistar Jewels é uma vitrine para joias artísticas e autorais. Além de designers renomados, o evento atrai compradores, curadores e apaixonados por joalheria de todo o mundo. “É uma oportunidade única de mostrar o meu trabalho para um público que valoriza o que fazemos. A curadoria é rigorosa, e só passam aqueles que realmente têm algo novo a oferecer. Isso me deixa ainda mais feliz por estar lá”, ressalta.

Vânia tem grandes expectativas para o prêmio e acredita que técnica exclusiva, desenvolvida em seu próprio ateliê, pode chamar a atenção dos jurados. “Eu criei uma técnica inovadora para o acabamento das peças, algo que nunca vi em outros trabalhos. Isso me dá confiança de que posso competir de igual para igual com artistas do mundo todo”, diz a designer.