GPS Brasília comscore

Brasiliense Caio Bonfim garante a prata nos Jogos Pan-Americanos de marcha atlética

Com a distância devidamente ajustada para 20km e atraso no início da prova, o Time Brasil garantiu medalha de prata com Caio Bonfim. Nascido em Brasília, ele fez o tempo de 1h19min24, ficando apenas quatro segundos atrás do campeão da prova, o equatoriano Alexander Hurtado. Matheus Corrêa, outro brasileiro na disputa, ficou em quinto, com tempo de 1h02min19, a apenas nove segundos do índice olímpico.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Time Brasil (@timebrasil)

Já na marcha atlética feminina, um erro inusitado na medição de distância marcou a final da prova dos jogos Pan-Americanos na manhã deste domingo. A Associação Pan-Americana de Atletismo (APA) errou no cálculo dos 20 quilômetros, o que causou uma grande confusão. Com o trajeto encurtado, 12 atletas “bateram” o recorde mundial, sendo que a vencedora, a peruana Gabriela Kimberly diminuiu em 11 minutos o tempo do recorde.

Cláudio Castilho, Chefe de Missão do Atletismo e CEO da Confederação Brasileira de Atletismo, afirmou que o erro foi notado logo quando Kimberly completou a primeira volta. A organização do Pan-Americano publicou uma nota ao fim da prova responsabilizando a APA pelo erro. Os tempos obtidos na prova serão anulados.

Em relação à prova de caminhada feminina realizada hoje no Parque O’Higgins, informamos que, por problema de aferição, de responsabilidade exclusiva da Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), os tempos nela obtidos são anulados. Isso porque o perito contratado pela APA, Sr. Marcelo Ithurralde, não foi preciso nas medições dos percursos que os atletas deveriam percorrer. Conforme estabelecido pela regulamentação internacional, a APA é a única organização autorizada a realizar medições e, portanto, é responsável pela distância oficial da competição“, diz a nota, que ainda lamenta o transtorno causado

Por sua vez, a Corporação Santiago 2023 é responsável por contratar o perito designado pela APA e facilitar o seu trabalho no domínio das competências. Lamentamos profundamente o transtorno para os atletas, seus treinadores, o público e a imprensa presente, mas esta situação foge às competências da comissão organizadora“, completa.

O recorde mundial era da chinesa Yang Jiayu, com tempo de 1h23min49. Kimberly cruzou a linha de chegada em 1h12min26, 11 minutos a menos. Outras 11 atletas bateram o tempo de Yang Jiayu Entre os que completaram a prova, apenas duas não bateram o recorde. Cláudio Castilho comentou sobre o erro.

O medidor de percurso, que é o Marcelo, já estava fazendo a verificação durante a corrida. Logo na passagem do primeiro quilômetro, quando já se projetava a quebra de recorde, eu fui falar e ele garantiu que estava tudo certo. Agora já está constatado que o percurso não tinha a distância correta dos 1000km por volta. Eles atrasaram a prova do masculino em meia hora, vão fazer ajustes no percurso para que não ocorra a mesma coisa“, disse.

Duas brasileiras participaram da disputa. Viviane Lyra cruzou a linha de chegada na quarta colocação. Já Gabriela Muniz foi a nona colocada. Viviane afirmou que não demorou para notar que havia algo errado com a distância.

A gente controla muito o ritmo e logo de cara, na primeira volta já deu ali um ritmo muito forte, abaixo do que o masculino faria. A gente sabia que tinha algo estranho e nosso objetivo nem foi mais o relógio“, afirmou Viviane.

O percurso estava um pouco menor, os tempos não foram compatíveis. A prova estava muito forte, com a presença de campeã mundial, mas o percurso não tinha 1 km. Mas é o meu primeiro Pan, tenho 21 anos, sei que tem muita coisa por vir ainda e estou muito feliz pela minha participação“, disse Gabriela.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.