A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) preparou um Protocolo de Operações Integradas (POI) para as ações de segurança durante a partida entre Brasil e Peru, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O jogo será realizado nesta terça-feira (15), às 21h45, na Arena BRB Mané Garrincha, com abertura dos portões prevista para às 19h e um público estimado em 70 mil pessoas.
A segurança do evento contará com aproximadamente 600 câmeras exclusivas do Centro de Comando e Controle (CCC) da Arena BRB, além das câmeras do Programa de Videomonitoramento Urbano (PVU) e do Centro Integrado de Operações (CIOB).
Na área externa do estádio, será criada uma “cidade policial” que reunirá representantes das forças de segurança e de órgãos públicos para monitorar a operação. Qualquer ocorrência será encaminhada para a 5ª Delegacia da Polícia Civil (PCDF).
A entrada e permanência de sinalizadores, fogos de artifício, artefatos explosivos, capacetes, garrafas e copos de vidro, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros, vapers, materiais perfurocortantes e drones não autorizados não serão permitidas. Também estão proibidos cartazes, bandeiras e símbolos com mensagens ofensivas.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) aumentará o policiamento nas áreas interna e externa do estádio e acompanhará os deslocamentos das delegações. A área central de Brasília receberá um reforço na segurança, especialmente nos setores Hoteleiro Norte (SHN) e de Divulgação Cultural (SDC), na Zona Cívico-Administrativa, além de outros locais e vias impactadas. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) será responsável pelas ações de trânsito, enquanto o Corpo de Bombeiros (CBMDF) supervisionará as medidas de prevenção contra incêndio e pânico, mantendo uma viatura de prontidão.
Os torcedores passarão por revistas ao entrar no estádio, e a segurança privada, brigadistas e atendimento pré-hospitalar serão garantidos por empresas contratadas.
Intervenções
O Detran-DF implementará intervenções no trânsito nas proximidades da Arena BRB a partir das 23h59 desta segunda-feira (14). As mudanças têm como objetivo otimizar o fluxo de veículos e assegurar a segurança dos torcedores. Os motoristas que estiverem na área devem redobrar a atenção, pois haverá sinalização especial para facilitar o acesso e o trânsito. Serão estabelecidos pontos de travessia de pedestres, além de ações para coibir o estacionamento irregular.
Na Via N1, na altura do Planetário, será implantado um ponto de travessia. A via que contorna a Arena BRB Mané Garrincha receberá atenção especial com equipes dedicadas à sinalização e fiscalização de estacionamentos proibidos, especialmente nas proximidades do Colégio Militar de Brasília e do estacionamento rotativo.
Durante a dispersão, que ocorrerá entre 22h45 e 1h, três faixas de rolamento na Via N1 serão liberadas para facilitar o acesso à Via N2 e a saída dos veículos. Para garantir a fluidez do trânsito, a rotatória da 5ª Delegacia de Polícia e a rotatória de acesso ao Autódromo estarão fechadas. O fluxo na Via Contorno do ENB será direcionado em sentido único na Curva do Chinelo e no Cine Drive-in.
Semáforos em pontos estratégicos, como na interseção da SRPN com a Via N1 e na saída do estacionamento do Buriti, funcionarão em modo intermitente para facilitar o trânsito durante o evento. Guinchos estarão posicionados ao longo da Via Contorno do ENB e uma equipe será designada para a área do Setor Recreativo Parque Norte (SRPN) para a mesma finalidade.
O Detran-DF recomenda que os motoristas evitem estacionar em áreas não permitidas e que sigam as orientações da equipe de trânsito para evitar transtornos. As medidas visam garantir a segurança e a fluidez durante o evento, além de facilitar o deslocamento dos torcedores que irão à Arena BRB Mané Garrincha para assistir ao jogo.
Órgãos envolvidos
O planejamento foi realizado em conjunto com a Polícia Militar (PMDF), a Polícia Civil (PCDF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), e diversos órgãos e instituições, como as secretarias de Mobilidade (Semob), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), de Saúde (SES) e das Cidades (Secid), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Detran-DF, DER-DF, Metrô-DF, Samu, Ministério Público (MPDFT), Companhia Energética (CEB), Neoenergia, Brasília Ambiental, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), administrações regionais e a organizadora do evento, a Arena BRB.