GPS Brasília comscore

Brasília tem participação recorde na eleição de conselheiros tutelares

Cerca de 232 mil eleitores foram às urnas nesse domingo (1) para eleger os novos conselheiros tutelares, apontando um aumento de 50% no número de votantes, em comparação a 2019
Eleição de conselheiros tutelares teve participação recorde em 2023
Eleitores fazem fila para eleger 220 conselheiros tutelares e 440 suplentes / Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Compartilhe:

Cerca de 232 mil brasilienses compareceram às urnas nesse domingo (1) para escolher os novos conselheiros tutelares do Distrito Federal. O número de eleitores este ano é 50% maior do que os que participaram do processo eleitoral no último pleito, em 2019, que foi de aproximadamente 155 mil pessoas.

O resultado preliminar das eleições para membros para Conselho Tutelar do Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027 já pode ser consultado. A apuração da totalização dos resultados das urnas foi finalizada na madrugada desta segunda (2), no galpão do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). 

O resultado oficial será publicado na edição de terça-feira (3) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Os novos integrantes do Conselho Tutelar terão mandato durante o quadriênio 2024/2027.

O voto não era obrigatório, mas a população brasiliense participou ativamente do processo de votação. “Nas últimas eleições tivemos pouco mais de 155 mil votos de eleitores que prestigiaram as eleições. Houve um momento de mais 50% nestas eleições com 232 mil pessoas que votaram. Agradecemos a população do DF que entendeu a importância desses conselheiros”, avalia o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.

Representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do TRE-DF uniram forças para acompanhar e finalizar o processo de totalização dos votos na madrugada desta segunda (2).