GPS Brasília comscore

Brasília tem a 1ª cirurgia de coluna robótica da América Latina

O mundo está mudando e em uma **velocidade surpreendente**. E o mais interessante é que os **avanços** chegam, de certo modo,para todas as áreas. Se antes diversas cirurgias causavam **medo e apreensão** nos pacientes, hoje, com a **tecnologia** de ponta como aliada, é possível **reduzir os riscos**. O tempo de recuperação diminui drasticamente.

É motivo de **orgulho** saber que, em **Brasília**, aconteceu a **primeira cirurgia robótica de coluna da América Latina**, com a precisão de um braço robótico para auxiliar a equipe médica na **orientação** durante a **neurocirurgia espinhal**. O fato extraordinário foi realizado no **primeiro e maior hospital privado** da capital federal, o **Santa Lúcia Sul**, no último dia 12 de novembro, pela equipe de médicos composta pelo **Dr. Luciano Ferrer, Rodrigo Lima** e **Luciana Ferrer**.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Copia_de_CICB_4_F_1_ad93e26b5b.JPG)

_”Esse tipo de tecnologia é muito nova no mundo. Até nos Estados Unidos há centros de referência que ainda não a utilizam”_, contou para o **GPS|Lifetime**, doutor Luciano Ferrer, médico ortopedista e cirurgião do Hospital Santa Lúcia.

Vale destacar que o braço robótico **_CirqRobotics_**, usado nessa cirurgia revolucionária, **é o único no Brasil**. Ele utiliza o sistema completo da _Brainlab_ – empresa de tecnologia médica, que atua na inovação das áreas de cirurgia e radioterapia há mais de 25 anos.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Copia_de_CIB_685_1_9d1f02c33a.JPG)

_”Fomos os primeiros a usar esse tipo de cirurgia com uma técnica minimamente invasiva na América Latina. O robô aumenta muito a precisão e diminui o risco de complicações e lesões. Agora, Brasília é referência, com as técnicas mais avançadas do mundo para tratar coluna”_, afirma o médico Rodrigo Lima.

_“Com isso o paciente tem menor índice de sangramento, menor taxa de infecção, menor tempo de internação hospitalar e um retorno mais rápido às suas atividades diárias”_, completa a ortopedista Luciana Ferrer.

![Foto: Natasha Belus](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_16_at_10_57_42_1_30510e665f.jpeg)

Vale destacar ainda dois pontos importantes em relação a esse feito surpreendente. Além de ser o **único** da região Centro-Oeste a ter três sistemas _DaVinci_, o **Grupo Santa** também é o único do Brasil a possuir quatro robôs cirúrgicos de última geração, em um mesmo ambiente hospitalar, para atender os pacientes com segurança e conforto, todos reunidos no Hospital Santa Lúcia Sul.

Outro destaque é que o Grupo Santa, agora, conta com o novo **Centro de Formação em Cirurgia Robótica** para capacitar novos cirurgiões de todo o país, a atuarem em ambiente de cirurgia robótica com a mesma expertise dos especialistas da rede. O centro dispõe de programa de treinamento estruturado e segue as diretrizes reconhecidas pelas principais Sociedades de Especialidades Cirúrgicas.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Copia_de_CICB_4_F_1_2bc670aa11.JPG)

_”Nosso objetivo é oferecer aos pacientes os benefícios do melhor e mais moderno tratamento cirúrgico, além de formar novos profissionais em cirurgia robótica que irão utilizar os equipamentos com a máxima competência e segurança”_, conta o médico cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Centro de Cirurgia Robótica do Grupo Santa, doutor **Victor Figueiredo**.

**Histórico**

Apesar dos robôs cirúrgicos terem chegado a partir de 2018 no Distrito Federal, a aplicação dessas máquinas em procedimentos cirúrgicos no mundo já ocorre, aproximadamente, há 35 anos, sendo o Robô DaVinci o mais utilizado desde os anos 2000, no exterior.

_“É importante entendermos que o robô não faz a cirurgia e sim o cirurgião que o controla, além de possuir vários sistemas de segurança incorporados que tornam a cirurgia extremamente confiável, segura e eficaz”_, explica doutor Figueiredo.

Dentro deste cenário de revolução, o Grupo Santa já ultrapassa a **marca de mais de 1.200 pacientes operados** com a plataforma cirúrgica DaVinci Xi, considerada o mais avançado do mundo para realização de procedimentos de alta complexidade. As cirurgias robóticas foram iniciadas na unidade Santa Lúcia Norte, em 27 de junho de 2019, e hoje, o Grupo Santa detém o maior volume de cirurgias robóticas de todo o Centro-Oeste. **Que venha o futuro!**

**Serviço:**

**HOSPITAL SANTA LÚCIA SUL**
Endereço: SHLS Quadra 716 Conjunto C, Setor Hospitalar Sul – Brasília/DF
Telefone: (61) 3445-0000

**HOSPITAL SANTA LÚCIA NORTE**
Endereço: SHLN Quadra 516 Conjunto G, Lote 7, Asa Norte – Brasília/DF
Telefone: (61) 3448-9100

**HOSPITAL SANTA LÚCIA GAMA**
Endereço:Qd 16, Área Especial 16, Lado Oeste, Setor Central – Gama/DF
Telefone: (61) 3203-9400

**UNIDADE AVANÇADA SANTA LÚCIA TAGUATINGA**
Endereço: QS 05, Lote 22, Avenida Areal – Taguatinga/DF
Telefone: (61) 3445-0000

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.