O mundo está mudando e em uma **velocidade surpreendente**. E o mais interessante é que os **avanços** chegam, de certo modo,para todas as áreas. Se antes diversas cirurgias causavam **medo e apreensão** nos pacientes, hoje, com a **tecnologia** de ponta como aliada, é possível **reduzir os riscos**. O tempo de recuperação diminui drasticamente.
É motivo de **orgulho** saber que, em **Brasília**, aconteceu a **primeira cirurgia robótica de coluna da América Latina**, com a precisão de um braço robótico para auxiliar a equipe médica na **orientação** durante a **neurocirurgia espinhal**. O fato extraordinário foi realizado no **primeiro e maior hospital privado** da capital federal, o **Santa Lúcia Sul**, no último dia 12 de novembro, pela equipe de médicos composta pelo **Dr. Luciano Ferrer, Rodrigo Lima** e **Luciana Ferrer**.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Copia_de_CICB_4_F_1_ad93e26b5b.JPG)
_”Esse tipo de tecnologia é muito nova no mundo. Até nos Estados Unidos há centros de referência que ainda não a utilizam”_, contou para o **GPS|Lifetime**, doutor Luciano Ferrer, médico ortopedista e cirurgião do Hospital Santa Lúcia.
Vale destacar que o braço robótico **_CirqRobotics_**, usado nessa cirurgia revolucionária, **é o único no Brasil**. Ele utiliza o sistema completo da _Brainlab_ – empresa de tecnologia médica, que atua na inovação das áreas de cirurgia e radioterapia há mais de 25 anos.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Copia_de_CIB_685_1_9d1f02c33a.JPG)
_”Fomos os primeiros a usar esse tipo de cirurgia com uma técnica minimamente invasiva na América Latina. O robô aumenta muito a precisão e diminui o risco de complicações e lesões. Agora, Brasília é referência, com as técnicas mais avançadas do mundo para tratar coluna”_, afirma o médico Rodrigo Lima.
_“Com isso o paciente tem menor índice de sangramento, menor taxa de infecção, menor tempo de internação hospitalar e um retorno mais rápido às suas atividades diárias”_, completa a ortopedista Luciana Ferrer.
![Foto: Natasha Belus](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_12_16_at_10_57_42_1_30510e665f.jpeg)
Vale destacar ainda dois pontos importantes em relação a esse feito surpreendente. Além de ser o **único** da região Centro-Oeste a ter três sistemas _DaVinci_, o **Grupo Santa** também é o único do Brasil a possuir quatro robôs cirúrgicos de última geração, em um mesmo ambiente hospitalar, para atender os pacientes com segurança e conforto, todos reunidos no Hospital Santa Lúcia Sul.
Outro destaque é que o Grupo Santa, agora, conta com o novo **Centro de Formação em Cirurgia Robótica** para capacitar novos cirurgiões de todo o país, a atuarem em ambiente de cirurgia robótica com a mesma expertise dos especialistas da rede. O centro dispõe de programa de treinamento estruturado e segue as diretrizes reconhecidas pelas principais Sociedades de Especialidades Cirúrgicas.
![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Copia_de_CICB_4_F_1_2bc670aa11.JPG)
_”Nosso objetivo é oferecer aos pacientes os benefícios do melhor e mais moderno tratamento cirúrgico, além de formar novos profissionais em cirurgia robótica que irão utilizar os equipamentos com a máxima competência e segurança”_, conta o médico cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Centro de Cirurgia Robótica do Grupo Santa, doutor **Victor Figueiredo**.
**Histórico**
Apesar dos robôs cirúrgicos terem chegado a partir de 2018 no Distrito Federal, a aplicação dessas máquinas em procedimentos cirúrgicos no mundo já ocorre, aproximadamente, há 35 anos, sendo o Robô DaVinci o mais utilizado desde os anos 2000, no exterior.
_“É importante entendermos que o robô não faz a cirurgia e sim o cirurgião que o controla, além de possuir vários sistemas de segurança incorporados que tornam a cirurgia extremamente confiável, segura e eficaz”_, explica doutor Figueiredo.
Dentro deste cenário de revolução, o Grupo Santa já ultrapassa a **marca de mais de 1.200 pacientes operados** com a plataforma cirúrgica DaVinci Xi, considerada o mais avançado do mundo para realização de procedimentos de alta complexidade. As cirurgias robóticas foram iniciadas na unidade Santa Lúcia Norte, em 27 de junho de 2019, e hoje, o Grupo Santa detém o maior volume de cirurgias robóticas de todo o Centro-Oeste. **Que venha o futuro!**
**Serviço:**
**HOSPITAL SANTA LÚCIA SUL**
Endereço: SHLS Quadra 716 Conjunto C, Setor Hospitalar Sul – Brasília/DF
Telefone: (61) 3445-0000
**HOSPITAL SANTA LÚCIA NORTE**
Endereço: SHLN Quadra 516 Conjunto G, Lote 7, Asa Norte – Brasília/DF
Telefone: (61) 3448-9100
**HOSPITAL SANTA LÚCIA GAMA**
Endereço:Qd 16, Área Especial 16, Lado Oeste, Setor Central – Gama/DF
Telefone: (61) 3203-9400
**UNIDADE AVANÇADA SANTA LÚCIA TAGUATINGA**
Endereço: QS 05, Lote 22, Avenida Areal – Taguatinga/DF
Telefone: (61) 3445-0000