GPS Brasília comscore

Brasília se une em solidariedade aos atingidos por enchentes no RS

População e empresas do DF se mobilizaram após campanha humanitária da FAB
Equipe da GPS|Foundation entregando os donativos na base aérea de Brasília | Foto: Rayra Paiva
Equipe da GPS|Foundation entregando os donativos na base aérea de Brasília | Foto: Rayra Paiva

Compartilhe:

Desde o último final de semana, moradores e empresas do Distrito Federal responderam ao chamado da campanha Todos Unidos pela Sul, lançada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para arrecadar donativos em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

As doações, que não param de chegar, já ocupam três hangares na Base Aérea de Brasília, com uma extensa fila de veículos de diversos portes descarregando mantimentos, roupas, água e outros itens essenciais.

Rafael Badra, diretor-executivo do GPS|Brasília e GPS|Foundation, ressaltou a importância do engajamento da comunidade em momentos como esse.

“Acho que é fundamental esse tipo de ajuda, em um momento tão crucial, que mais parece uma guerra”, destacou.

O personal trainer Diogo Leite de Morais, aguardou ansiosamente por 45 minutos para retirar itens destinados aos pets resgatados das águas, como rações e remédios.

“Não podemos deixá-los para trás”, afirmou,

Outra voluntária, Graça Rosa, chegou com o porta-malas cheio de mantimentos e brinquedos, destacando a sensação de empatia diante da situação dos atingidos.

“Eu me sinto bem e leve e, ao mesmo tempo, muito dolorida, muito sofrida com essa situação toda, porque não é fácil para ninguém”, lamentou.

Rapidamente, os militares da FAB descarregaram as doações, o que possibilitou a contribuição para a recuperação do estado atingido.

Doações

As doações, frutos de campanhas de arrecadação nas redes sociais e aplicativos de mensagens, incluem uma variedade de itens como água mineral, produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal, colchões, alimentos não perecíveis, entre outros.

A solidariedade estendeu-se até mesmo aos pacientes da ginecologista Evelyn Carvalho, que mobilizou amigos e arrecadou recursos para fornecer suprimentos essenciais aos atingidos pelas chuvas.

Os voluntários destacaram a importância de manter as doações organizadas e identificadas para facilitar a triagem e distribuição. Com a colaboração da população e o trabalho ágil dos militares da FAB, a expectativa é de que todo o material arrecadado em Brasília seja transportado para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira.

Com informações da Agência Brasil