Categories: Saúde

Brasília se torna pioneira em cirurgia robótica na América Latina

A palavra **cirurgia** pode ser encarada com muito **medo** e muita **insegurança** por muitas pessoas. Por isso, o medo, muitas vezes, é o inimigo da **qualidade de vida**, já que ele pode ser o responsável por não deixar que o indivíduo tome decisões importantes, como passar ou não por **procedimentos** indicados quando o assunto é **saúde**.

Com o passar do tempo, o surgimento de **tecnologias** fez com que a **segurança** aumentasse, principalmente em relação às cirurgias de **coluna**, afinal, **lesões neurológicas** são complicação bastante temidas devido ao seu impacto na qualidade de vida do paciente e seu caráter muitas vezes **irreversível**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/national_cancer_institute_Krsoedf_R_Af4_unsplash_1_11dd686cb0.jpg)

Um exemplo do avanço é a **cirurgia robótica**, ou cirurgia da **coluna assistida por robô**, traduzida pelo uso da técnica para auxiliar na orientação durante a neurocirurgia espinhal. Nesses casos, os robôs podem realizar tarefas **repetitivas** com **resistência** ilimitada e sem diminuição do **desempenho**, minimizando as chances de erros relacionados à **fadiga** e, assim, proporcionando **resultados** mais consistentes para os pacientes. Por ser mais **segura**, a **anestesia** utilizada nesses casos é a geral.

No último fim de semana, **Brasília** se tornou **pioneira** em **cirurgia robótica de coluna** na América Latina. No Santa Lúcia, hospital que incorporou essa nova realidade na capital federal, o profissional responsável pelo procedimento foi o ortopedista **Rodrigo Lima**. _”Esse tipo de tecnologia é muito nova no mundo. Até nos Estados Unidos há centros que ainda não a utilizam”_, conta.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_16_at_16_35_21_0b80722016.jpeg)

>”Fomos os primeiros a usar esse tipo de cirurgia com uma técnica minimamente invasiva na América Latina. O robô aumenta muito a precisão e diminui o risco de complicações e lesões. Agora, Brasília é referência, com as técnicas mais avançadas do mundo para tratar coluna”, finaliza o médico.

Com **duração** de cerca de uma hora, outro **benefício** do procedimento é o tempo de **recuperação**. O paciente pode ir para seu lar no dia seguinte.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Saiba quais são as músicas mais aguardadas com lançamento previsto para outubro

Lady Gaga, Shawn Mendes, Coldplay estão entre os nomes com lançamentos neste mês

28 minutos ago

Ronda da Moda GPS|Brasília: por dentro dos últimos lançamentos

Ações para o Outubro Rosa e tendências que vieram direto das passarelas marcam as novidades…

1 hora ago

Maria Sofia, filha de Tatá Canhedo e Diego Pessoa, completa 3 anos

Aniversário ocorreu no Lago Sul e reuniu amigos e familiares da pequena

2 horas ago

Lula vota em São Bernardo e critica “candidatos que só sabem provocar”

O presidente votou acompanhado do candidato à prefeitura da cidade pelo PT

3 horas ago

#SkiSeason: as melhores estações de esqui da Suíça

St. Moritz, Zermatt, Grindelwald e Engelberg são ótimas opções para aproveitar o inverno suíço

3 horas ago

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Data limite estabelecida para o primeiro turno é 5 de dezembro

3 horas ago