GPS Brasília comscore

Brasília se torna pioneira em cirurgia robótica na América Latina

No hospital Santa Lúcia, o ortopedista Rodrigo Lima foi o profissional responsável por realizar o procedimento pela primeira vez no Brasil

Compartilhe:

A palavra **cirurgia** pode ser encarada com muito **medo** e muita **insegurança** por muitas pessoas. Por isso, o medo, muitas vezes, é o inimigo da **qualidade de vida**, já que ele pode ser o responsável por não deixar que o indivíduo tome decisões importantes, como passar ou não por **procedimentos** indicados quando o assunto é **saúde**.

Com o passar do tempo, o surgimento de **tecnologias** fez com que a **segurança** aumentasse, principalmente em relação às cirurgias de **coluna**, afinal, **lesões neurológicas** são complicação bastante temidas devido ao seu impacto na qualidade de vida do paciente e seu caráter muitas vezes **irreversível**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/national_cancer_institute_Krsoedf_R_Af4_unsplash_1_11dd686cb0.jpg)

Um exemplo do avanço é a **cirurgia robótica**, ou cirurgia da **coluna assistida por robô**, traduzida pelo uso da técnica para auxiliar na orientação durante a neurocirurgia espinhal. Nesses casos, os robôs podem realizar tarefas **repetitivas** com **resistência** ilimitada e sem diminuição do **desempenho**, minimizando as chances de erros relacionados à **fadiga** e, assim, proporcionando **resultados** mais consistentes para os pacientes. Por ser mais **segura**, a **anestesia** utilizada nesses casos é a geral.

No último fim de semana, **Brasília** se tornou **pioneira** em **cirurgia robótica de coluna** na América Latina. No Santa Lúcia, hospital que incorporou essa nova realidade na capital federal, o profissional responsável pelo procedimento foi o ortopedista **Rodrigo Lima**. _”Esse tipo de tecnologia é muito nova no mundo. Até nos Estados Unidos há centros que ainda não a utilizam”_, conta.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_16_at_16_35_21_0b80722016.jpeg)

>”Fomos os primeiros a usar esse tipo de cirurgia com uma técnica minimamente invasiva na América Latina. O robô aumenta muito a precisão e diminui o risco de complicações e lesões. Agora, Brasília é referência, com as técnicas mais avançadas do mundo para tratar coluna”, finaliza o médico.

Com **duração** de cerca de uma hora, outro **benefício** do procedimento é o tempo de **recuperação**. O paciente pode ir para seu lar no dia seguinte.