GPS Brasília comscore

Brasília registra o dia mais seco do ano, com umidade a 9%

Onda de calor e baixa umidade mantêm DF em alerta nesta terça (3)
Prepare-se! Calorão volta hoje (14) em 15 estados e no DF
Tomar banhos frios ou com temperaturas mais baixas é uma das dicas para driblar o calorão / Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que, nessa segunda-feira (2), a umidade relativa do ar bateu recorde negativo, chegando a 9% na Estação Meteorológica do Gama. A previsão para esta terça-feira (3) é que continue da onda de calor que atinge a capital federal.

Com a umidade relativa do ar oscilando entre 60% e 15%, a cidade enfrenta uma das piores crises de estiagem dos últimos 14 anos.

Na tarde dessa segunda-feira o Inmet chegou a emitir um alerta vermelho para o Distrito Federal, sinalizando grande perigo devido à baixa umidade. O alerta também se estende a outras regiões centrais do país, incluindo partes de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A baixa umidade, além de elevar o risco de incêndios florestais, representa uma ameaça à saúde pública, podendo causar problemas respiratórios e dores de cabeça, entre outros sintomas. O Inmet recomenda que a população tome precauções como manter-se hidratada, evitar atividades físicas em ambientes secos, e proteger a pele com hidratantes e bloqueadores solares.

Além disso, a Defesa Civil reforça a importância do uso de umidificadores e a hidratação constante, orientando que, em caso de necessidade, a população entre em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Brasília já acumula mais de 130 dias sem chuvas, e de acordo com o Inmet, não há previsão de precipitação até o final de outubro, o que agrava ainda mais a situação de seca extrema na região.