GPS Brasília comscore

Brasília recebe mostra inédita de Farnese de Andrade

Cerrado Cultural reúne obras pouco vistas do artista mineiro 

A nova exposição da Cerrado Cultural reúne obras de Farnese de Andrade raramente exibidas ao público. Em paralelo, serão apresentados trabalhos de artistas que dialogam com o seu universo criativo. “Farnese de Andrade: o tempo, a memória e os afetos” tem curadoria de Divino Sobral e ficará em cartaz de 22 de março a 10 de maio. 

A mostra traz a Brasília um conjunto de aproximadamente 50 peças do artista mineiro, reconhecido como um dos nomes mais singulares da arte brasileira das últimas quatro décadas do século XX. “Essa exposição é uma oportunidade única de ampliar o olhar sobre a obra de Farnese de Andrade. Reunimos pinturas e objetos, produzidos de 1964 a 1996, ano de seu falecimento, mostrando o lado mais experimental de seu trabalho e obras figurativas, nas quais explorava a representação da figura humana“, conta o curador Divino Sobral. 

Farnese de Andrade (Araguari/MG, 1926–Rio de Janeiro/RJ, 1996) foi pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador. Suas obras refletem ambientes interioranos e são marcadas pelo clima fechado, pela manifestação de afetos contidos, pela solidão existencial e pela sexualidade mantida sob repressão religiosa. Os enigmas que cercam tanto a criação da vida quanto a consumação da morte também estão presentes em seu trabalho. 

Participou de cinco edições da Bienal de São Paulo (1961, 1963, 1965, 1967, 1969) e integrou a XXXIV Biennale di Venezia (1968), importante mostra realizada na Itália. Durante a década de 1960 e os primeiros anos da década seguinte, a produção de Farnese de Andrade se consolidou, sendo selecionada e premiada pelos principais salões do país e exibida em mostras de arte brasileira realizadas no exterior. 

Simultaneamente, a Cerrado apresenta uma mostra coletiva que reune artistas, cujos trabalhos se relacionam com a produção de Farnese, como Elder Rocha, Estêvão Parreiras, Luiz Mauro, Manuela Costa Silva, Marcela Cantuária, Siron Franco, Valéria Pena-Costa e Vanderlei Lopes. 

Serviço 

Farnese de Andrade: o tempo, a memória e os afetos 

Quando: Abertura dia 22 de março, das 10h às 13h. Em cartaz até 10 de maio. 

Horário: Segunda a sexta-feira: 10h às 19h | Sábado: 10h às 13h 

Onde: Cerrado Cultural 

SHIS QI 05 chácara 10 Lago Sul 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.