GPS Brasília comscore

Brasília recebe espetáculo ‘Eu Capitu’ no CCBB

O Ministério da Cultura e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília apresentam o espetáculo ‘Eu Capitu’, uma produção que busca desencadear reflexões profundas sobre a condição feminina no teatro contemporâneo. Após aclamadas temporadas no Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, a montagem desembarca pela primeira vez na capital do país, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre o clássico romance de Machado de Assis.

Com texto concebido por Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, ‘Eu Capitu’ propõe uma releitura da obra imortal de Machado de Assis sob a ótica feminina. A peça tem como objetivo central dar voz às mulheres em um mundo tradicionalmente narrado e dominado por homens.

“Logo de início, entendi que não queria uma peça realista. Se o assunto era muito duro e pesado, eu queria falar de uma forma doce e lúdica com a criação de um universo simbólico e metafórico”, resume Carla Faour

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília, o espetáculo estará em exibição do dia 22 de fevereiro até 17 de março de 2024. As apresentações ocorrem de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos estão à venda por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). 

Eu Capitu (Flavia Canavarro)

Além disso, o projeto inclui sessões acessíveis nos dias 2 de março, com LIBRAS, e 9 de março, com Audiodescrição. Uma roda afetiva de conversa com a equipe do espetáculo e duas oficinas gratuitas também fazem parte da programação, disponível para consulta no site do CCBB Brasília.

O espetáculo

O enredo de ‘Eu Capitu’ apresenta a história sob a perspectiva de Ana, uma jovem prestes a entrar na adolescência, que testemunha o término de um relacionamento abusivo envolvendo sua mãe. O espetáculo chega à capital federal durante o mês de março, momento emblemático em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

“No texto, o universo todo está na perspectiva desta menina, que sai da infância e entra na adolescência, um momento de extrema vulnerabilidade. Ela tenta então entender as opções da mãe, o que é ser mulher e também o próprio livro de Machado de Assis”, comenta a autora.

A obra, além de oferecer uma visão renovada sobre o clássico, também busca conscientizar o público sobre a crescente problemática do feminicídio. O Distrito Federal figura como a unidade da federação com o maior índice de mortes de mulheres em decorrência de questões de gênero, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). 

A obra ‘Eu Capitu’ utiliza-se de uma abordagem fantástica e contemporânea para conectar a ficção teatral à crua realidade das mulheres que sofrem violência.

Serviço: 

Espetáculo ‘Eu Capitu’ 

Local: Teatro do CCBB Brasília 

De 22 de fevereiro a 17 de março de 2024

Quinta a sábado, 20h

Domingo, 18h

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.