Categories: Conteúdo Especial

Brasília recebe chilenos para conhecerem a técnica de cirurgia robótica na coluna

Uma comitiva composta por três médicos chilenos desembarcou em Brasília para aprender as inovadoras técnicas de cirurgia robótica, as quais colocaram Brasília como referência no assunto para países da América do Sul. A visita ocorreu em março e eles foram recebidos pelo cirurgião ortopedista Rodrigo Lima, um dos responsáveis por trazer para a capital federal a metodologia, que consiste em usar braços mecânicos robotizados que executam movimentos precisos, o que torna o procedimento muito mais seguro, rápido e com excelentes resultados.

Referência em técnicas robóticas, Lima explicou à comitiva chilena as principais diferenças entre uma cirurgia comum e o método robótico. “Além de garantir um procedimento menos invasivo, já que a cirurgia é feita por uma pequena incisão no paciente, a recuperação é mais rápida e com menor morbidade. Então são todos esses benefícios que o paciente tem”, disse.

Durante a visita, foram realizadas aulas teóricas, revisão biográfica de artigos e aula prática. “Quando se tem a oportunidade de ver ao vivo as cirurgias na  prática, é mais fácil sintetizar e consolidar o aprendizado”, disse o médico brasileiro.

Rodrigo Lima detalhou as vantagens e as desvantagens das técnicas e como evitar complicações. Além disso, esclareceu que para a implantação da robotização, um dos grandes desafios é obter o aprendizado e a experiência. “Para começar uma nova técnica, é preciso acompanhar um médico experiente que já tem o hábito de operar com a nova rotina robótica. Por isso, os colegas vieram para cá tirar dúvidas, aprender e aumentar a experiência”, ressaltou.

“No Brasil, já é uma realidade esse tipo de cirurgia. Aqui, nós já temos a rotina da técnica robótica. Todos os pacientes que quiserem vir ao Brasil realizar uma cirurgia com robô podem contar com esse serviço. Enquanto isso, o Chile está implementando agora essa tecnologia, então,  estamos sendo responsáveis por essa implementação aqui e no Chile a partir da nossa expertise”, finalizou Lima.

Imagem: Freepik
Ailane Silva

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

12 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

12 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

13 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

13 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

13 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

14 horas ago