GPS Brasília comscore

Brasília gerou campeões nos saltos ornamentais; saiba onde praticar

Há mais de um século como parte dos **Jogos Olímpicos**, os **saltos ornamentais** são uma disciplina aquática que parece não receber muita atenção no Brasil, mas são muitos os atletas que representam o País, e até Brasília, em **competições nacionais e internacionais**.

O **Complexo Aquático Cláudio Coutinho** está com um total de **63 vagas** abertas para aulas gratuitas de saltos ornamentais. Os participantes se aprofundarão em conceitos primordiais do esporte – que consiste em **saltar de um trampolim em direção a uma piscina**, fazendo movimentos acrobáticos e estéticos.

Para participar, é necessário ter **entre 6 e 86 anos** de idade e noção básica de **natação**. As oficinas ocorrem às terças e quintas e quartas e sextas, às 8h, 9h, 14h e 15h, com aulas de uma hora de duração. São oito turmas semanais, e cada uma comporta 20 alunos – atualmente, há 93 matrículas ativas.

As **inscrições** para as aulas gratuitas podem ser feitas na secretaria da Escola de Esporte, **no Centro Poliesportivo Ayrton Senna – Complexo Aquático, de terça a sexta-feira, das 8h às 16h45**. Interessados devem apresentar a documentação listada no site da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Até fevereiro do ano que vem, novas matrículas estão isentas do pagamento de taxa.

**Nomes de destaque em Brasília**

É possível listar nomes que surgiram ou brilharam em Brasília no esporte, como o paraense **Ian Matos**, que se destacou nos saltos ornamentais muito jovem, obtendo bons resultados no Campeonato Pan-Americano Júnior de 2003 e no Campeonato Mundial Júnior de 2004.

Ian se radicou na capital federal em 2007, tendo, depois, participado dos Jogos Sul-Americanos de 2010 e, em 2016, dos **Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro**. O atleta faleceu no final de 2021, em decorrência de uma infecção pulmonar, aos 35 anos.

![Ian Matos (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/medalhasian_62bd905a5b.webp)

Nascido em Taguatinga, **Hugo Parisi tem 38 anos e é especialista na prova de plataforma de 10 metros**, e está desde 1999 na Seleção Brasileira da modalidade. Atualmente, ele treina e salta pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie de Brasília. Hugo foi o **brasileiro melhor colocado no ranking mundial da modalidade** no ano de 2014.

Hoje com 40 anos, o brasiliense **César Castro representou o Brasil em quatro Jogos Olímpicos**; Olimpíadas de Atenas, em 2004, Olimpíadas de Pequim em 2008, Olimpíadas de Londres em 2012 e em 2016 nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Atualmente, César está aposentado e dá aula de educação física em Brasília.

![César Castro (Foto: Cortesia)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/nat_cesarcastro_div_95_2118f460e2.webp)

Veja também

Nas vezes em que o comendador impunha restrições às atividades …

Os indivíduos com idade mais avançada apresentam um risco aumentado …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI