GPS Brasília comscore

Brasília está fora do alerta do Inmet sobre fortes chuvas nos próximos dias

Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem registrar ventanias nesta quarta
Chuvas em Brasília
Chuvas em Brasília | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Compartilhe:

Com exceção do Distrito Federal, que apresenta chuvas leves, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em várias regiões do Brasil, com destaque para áreas litorâneas, válido até o final da tarde desta terça-feira (16).

De acordo com o órgão, as regiões em alerta podem registrar chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou entre 50 a 100 milímetros por dia, com riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Estão sob alerta laranja estados como Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Já Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter volumes de chuvas superiores a 40 milímetros, enquanto Goiás e o Distrito Federal deverão registrar apenas precipitações menores.

No Nordeste, a previsão deve gerar instabilidade e chuvas intensas no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com previsão de precipitações acima de 80 milímetros.

Enquanto isso, no Norte do país, Amazonas, Pará e Amapá podem registrar fenômenos como raios, rajadas de vento e trovoadas nos próximos dias.

Previsão

A partir de quarta-feira (17), o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais devem ter volumes de chuva acima de 50 milímetros, com a região Norte de Minas Gerais apresentando tempo quente e seco.

Uma frente fria se deslocando pela região Sul do Brasil deve provocar chuvas acima de 80 milímetros nesta região, com raios, rajadas de vento e possíveis quedas de granizo.

Além disso, o Inmet emitiu alerta de ventos costeiros para o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O Inmet também emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas na região centro-norte do país, com chuvas diárias chegando a 50 milímetros e ventos intensos entre 40 a 60 km/h.

Diversos estados como Amapá, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins estão sob alerta amarelo.