Brasília é sede do torneio de tênis feminino que dá a maior pontuação do País

Após o sucesso do Brasília Champions, a capital federal recebe agora o Engie Open – ITF W80 de Brasília, torneio de tênis feminino que começou neste domingo (6), na Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha). A competição vai até dia 13 e é reconhecida como a de maior pontuação entre os eventos profissionais femininos realizados no Brasil.  

 

Na primeira rodada do qualifying do torneio, quatro brasileiras avançaram, com três confrontos envolvendo jogadoras nacionais. Georgia Gulin superou a também brasileira Alice Ghiraldi com um duplo 6/0. Luana Plaza Araújo venceu Mariana Gomer Sorrilha por 6/1 e 6/0. Rebeca Pereira teve um pouco mais de dificuldade para bater Catarina Melleiro por 6/1 e 7/5. Já Julia Konishi Camargo Silva derrotou a chilena Isidora Cereso por 6/4 e 6/2.

 

As demais brasileiras que disputavam o qualifying foram eliminadas. A italiana Miriana Tona marcou um duplo 6/0 em Melissa Duarte. A belga Clara Vlasselaer venceu Paola Ueno Dalmonico por 6/1 e 6/0. Helena Bueno perdeu por um duplo 6/1 para a norte-americana Gabriella Price. A alemã Jasmin Jebawy fez 6/0 e 6/2 em Bianca Bernardes. A boliviana Noelia Zeballos Melgar bateu Nicolly Ferreira por um duplo 6/2. Leticia Garcia Vidal perdeu por 6/1 e 6/2 para a norte-americana Varvara Lepchenko. A canadense Ana Grubor derrotou Maria Luisa Oliveira por 6/2 e 6/3.

 

Já Luisa Silvestre da Rosa foi derrotada pela búlgara Ani Vangelova por 6/2 e 7/6.  A colombiana Yuliana Monroy despachou Maria Carolina Ferreira Turchetto por 6/4 e 6/2. Cecilia Costa vendeu caro a derrota para a norte-americana Zoe Hitt, com parciais de 6/3, 4/6 e 7/5, na partida mais disputada do dia.

 

O qualifying ainda registrou as vitórias da norte-americana Haley Giavara sobre a compatriota Abigail Rencheli, por 6/1 e 6/0 e o triunfo da paraguaia Ana Paula Neffa De Los Rios sobre a norme-americana Alessandra Crump por 6/0 e 6/4

 

Os jogos seguem nesta segunda-feira, a partir das 10h. A entrada é franca mediante doação de 1 kg de alimento. A competição ratifica Brasília como um importante ponto de encontro para as tenistas, segundo o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro. 

 

“Estamos empenhados em criar um ambiente propício para o crescimento do tênis feminino, estimulando a participação de novas gerações de atletas e o interesse no esporte. O evento é uma chance de fortalecer o esporte local, consolidando Brasília como um palco para a realização de eventos esportivos de alto nível”, diz o secretário.

 

As principais tenistas entram em quadra a partir de terça-feira (8). Entre as brasileiras pré-classificas estão Laura Pigossi, que lidera a delegação nacional, Carolina Meligeni Alves e Gabriela Cé, que ocupam as posições de número 2, 3 e 4 do Brasil, respectivamente. A competição contará ainda com a participação da húngara Panna Udvardy, atual 87ª do ranking da WTA (sigla em inglês da Associação de Tênis Feminino, Women’s Tennis Association), e da francesa Kristina Mladenovic, que já foi 10ª colocada no mundo em simples e número 1 em duplas.

Relacionados.

Flamengo goleia Botafogo e conquista Brasileirão Feminino Sub-20

Marta é indicada a MVP da temporada e a melhor meia do campeonato feminino dos EUA

Distrito Federal conquista primeira medalha nos Jogos da Juventude 2024