GPS Brasília comscore

“Brasília é hub estratégico para o mundo”, diz Ibaneis durante LIDE Nova York

O governador do DF palestrou no painel sobre as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos

Reunindo cerca de 300 empresários, investidores e autoridades dos Três Poderes da República, o 14º Brazil Investment Forum foi realizado na manhã desta terça-feira (13), no tradicional Harvard Club, em Nova York. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o encontro teve como foco o fortalecimento institucional e as oportunidades de investimento no Brasil, com o objetivo de reforçar os laços econômicos com os Estados Unidos.

Em meio a um cenário global de incertezas, o segundo painel do evento discutiu as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos. Participaram nomes de peso da cena política brasileira, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de governadores e lideranças empresariais.

Durante sua fala, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou o papel estratégico de Brasília no comércio exterior e os esforços do governo local para atrair investimentos em logística.

“Nós temos hoje 16% da nossa balança comercial entre Brasília e os Estados Unidos, o que corresponde a aproximadamente 320,8 milhões de dólares por ano. Temos incentivado muito esse potencial, trazendo grandes empresas de logística como Amazon, Mercado Livre e Americanas.com para o Distrito Federal, aproveitando a nossa posição estratégica e a eficiência do nosso aeroporto, que é hoje um dos 10 melhores do mundo”, afirmou.

Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi enfático ao criticar a postura do Brasil frente à nova economia global.

“Nós estamos perdendo esse jogo por incompetência. O Brasil precisa parar de ser acessório na venda de commodities e assumir seu lugar de respeito no mundo, investindo em tecnologia, inovação e inteligência artificial.”

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, também defendeu uma mudança de atitude diante dos desafios globais.

“Precisamos transformar esse choque em oportunidade. Cabe a cada uma das instituições atuar proativamente, convertendo a adversidade em curso para desenvolvimento econômico soberano, sustentável e menos vulnerável a esses fatores externos.”

O evento contou ainda com a presença dos governadores Eduardo Leite (RS), Cláudio Castro (RJ), Raquel Lyra (PE), Renato Casagrande (ES), Jorginho Mello (SC), além do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. Ex-ministros como Henrique Meirelles e Roberto Azevêdo também marcaram presença, reforçando o peso político e institucional do encontro.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI