A Câmara Legislativa (CLDF) antecipou em dois dias e realizou uma sessão especial para comemorar o aniversário de Brasília, que completará 63 anos na sexta-feira (21).
A homenagem, de iniciava da deputada Paula Belmonte (Cidadania), ocorreu na quarta-feira (19), e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil, políticos e personalidades., como a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, a primeira mulher a comandar o Palácio do Buriti, e o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues.
O evento também contou com apresentações musicais que ressaltaram a diversidade cultural a cidade. O quinteto da Banda da Polícia Militar (PMDF) tocou o Hino Nacional e o de Brasília, criado em 1961.
“Fico emocionada ao lembrar quando menina andando e brincando pelas quadras da Asa Norte e que jamais imaginaria estar aqui como deputada distrital fazendo uma homenagem para a cidade que escolhi viver. Posso dizer a todos que tenho orgulho de habitar uma cidade tão única e especial“, rafirmou a deputada Paula Belmonte, autora do requerimento.
Maria de Lourdes Abadia destacou sua trajetória como a primeira governadora do DF e seu orgulho de ter feito parte de grandes acontecimentos da capital.
“É uma honra e um privilégio ter a oportunidade de servir a esta cidade. Cada passo da minha jornada na política foi uma oportunidade de aprender, crescer e trabalhar para melhorar a vida das pessoas e poder ter lutado por uma Brasília independente“, disse.
Umas das pioneiras da capital e representante do Instituto AmaBrasília, Cosete Ramos relembrou os principais acontecimentos da história da cidade e exaltou as suas belezas naturais e culturais.
“Já viajei o mundo e conheci diversas cidades do Brasil, mas Brasília é uma cidade única! A capital foi sonhada e construída em um local estratégico, no coração do país, e sua arquitetura é uma obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer. Os edifícios públicos, como a Catedral, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, são verdadeiras obras de arte a céu aberto. Como não amar esse lugar“, enfatizou.