**Brasília foi escolhida a 4º cidade mais inteligente do Brasil**, segundo avaliou o Ranking Connected Smart Cities. A pesquisa analisou 11 eixos temáticos para encontrar a localidade que usa diferentes tipos de tecnologia para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente, oferecendo melhores serviços à população.
De acordo com o levantamento, **São Paulo (SP) foi a vencedora. Logo após, vem Florianópolis (SC) e Curitiba (PR)**. Após a capital federal, as cidades que se destacaram foram Vitória e São Caetano do Sul (SP).
Entre os eixos avaliados, estão: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade e segurança.
Desenvolvido pela **Urban Systems em parceria com a Necta, o ranking foi criado com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil** através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.
**Confira as 10 cidades mais inteligentes do Brasil:**
São Paulo (SP): 37,584
Florianópolis (SC): 37,385
Curitiba (PR): 37,375
Brasília (DF): 37,314
Vitória (ES): 37,182
São Caetano do Sul (SP): 36,942
Rio de Janeiro (RJ): 36,907
Campinas (SP): 36,389
Niterói (RJ): 36,309
Salvador (BA): 36,187
A pontuação total máxima que uma cidade poderia receber seria de 70 pontos, considerando os três pesos criados pelo estudo.
As cidades brasileiras, contudo, ainda se encontram pouco acima da metade do total de pontos que podem atingir, o que mostra potencial para melhorar os índices.