Na década de 1960, o Teatro Nacional Cláudio Santoro (TNCS) era conhecido por promover grandes bailes, até mesmo de máscaras, que contavam com a presença de importantes autoridades nacionais e internacionais. Inspirada por essa atmosfera, a diretora geral do Brasília Design Week (BDW), Caetana Franarin, promoveu o lançamento do projeto BDW Experiências na noite dessa terça-feira (18), com um verdadeiro masquerade ball no foyer da Sala Martins Pena.
Ela explica que a iniciativa nasceu com o intuito de “estimular a inovação e o desenvolvimento do setor como parte do Movimento Brasília Cidade Design, que ocorre de forma contínua e atemporal para fomentar e promover o design brasiliense para o Brasil e o mundo, apresentando o que há de mais criativo, inclusivo e sustentável sobre o design do Distrito Federal”.

Caetana Franarin

Gustavo Antunes, Madá Granja, Guilherme de Castro, Alberto Lamback e Bruna Zanatta

Cláudia Pereira e Renata Monnerat
Para o lançamento, os convidados embarcaram na ideia proposta e investiram em fantasias criativas e máscaras ainda mais elaboradas. O evento foi animado pelo show de duas bandas brasilienses: Samba das Passarinhas, um grupo 100% feminino, e a banda carnavalesca do Clube do Choro. “Nossas expectativas foram totalmente supridas, e a noite foi maravilhosa”, afirma Caetana.
A festa foi também uma celebração ao título de “Cidade Criativa do Design”, dado a Brasília pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). “Esperamos, a partir de agora, que o baile de máscaras seja uma marca da BDW, que seja um evento anual”, revela.
Confira os cliques da noite de lançamento do BDW Experiências, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva:
Brasília Design Week
Principal evento do Movimento Brasília Cidade Design, a BDW ocorrerá entre os dias 11 e 17 de junho, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, e terá “Design, Memória e Futuro” como tema.
“Convidamos a todos para um mergulho nas raízes e nas perspectivas que definem a identidade de Brasília, unindo passado, presente e futuro em experiências ricas e inovadoras”, destaca a diretora. Em 2025, a BDW terá uma extensa programação, com início em abril. Serão diversas palestras, encontros, exposições, interferências urbanas, visitas guiadas e visitas técnicas que contarão com a participação de profissionais que são referência on setor.
O BDW Experiências é uma realização do Instituto Desponta Brasil e conta com a parceria das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Cultura e Economia Criativa, além da Fecomércio-DF, entre outros. Os eventos têm como objetivo fortalecer a economia digital e sustentável e ampliar o reconhecimento de Brasília como um centro de excelência em design e inovação.