Trocando o antigo nome de Brasília Museu Aberto para Brasília: Da Utopia à Capital, a exposição chega à capital portuguesa, conforme o GPS|Lifetime já havia anunciado após o encerramento da terceira edição brasileira. Cerca de 250 convidados foram agraciados com um coquetel no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, para a abertura da mostra, disponível para visitação até o fim de outubro.

Entre os convidados, estavam artistas, autoridades e pessoas ligadas ao mundo das artes, que se encantaram com a história da capital do Brasil, contada a partir de um acervo de aproximadamente 300 obras de ícones modernistas.

Compareceram ao evento o velejador português Ricardo Diniz, Mercedes Urquiza, Nuno Mouronho, Danielle Athayde, Fernanda Zuccaro, Raj Isar, Danielle Athayde, Antônio Luis Cotrim, Filipa Carvalho e Silva, Danielle Athayde e Claudio Pereira, Hélio e Kátia Ribeiro, Margarida Botto, Carla Lopes, Mário Antas, Gustavo Sá e Marta Valle, entre outras personalidades.
Em paralelo ao coquetel elaborado, houve também um jantar em terras brasileiras, que reuniu em torno de 400 convidados para o lançamento do livro Brasília: Da Utopia à Capital, uma edição especial e exclusiva que movimentou o Museu de Arte de Brasília (MAB).

Alguns dos artistas que integram a mostra são Maria Martins, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti, bem como um acervo de maquetes do arquiteto Oscar Niemeyer, desenhos de Lúcio Costa, além de fotografias e documentos históricos. Um dos destaques da exposição é, inclusive, a Coleção Brasília, nome dado ao acervo dos pioneiros Izolete e Domício Pereira.

**A exposição Brasília: Da Utopia à Capital**
A exposição já percorreu mais de 12 países, tendo Roma, na Itália, sido sua última parada antes da pandemia de Covid-19. Além disso, conta com o patrocínio do Banco de Brasília (BRB).
A mostra tem curadoria de Danielle Athayde, que fez questão de ressaltar, junto ao diretor do Museu Mário Antas e o Diretor Geral de Patrimônio Cultural, o arquiteto João Carlos dos Santos, a importância do projeto pisar em terras lusitanas no mesmo ano do Bicentenário da Independência do Brasil — que outrora fora colônia de Portugal.
**Confira mais cliques do jantar:**


