Ao invés de chuva, fumaça. O Distrito Federal completa neste sábado (21) exatos 151 dias sem chuvas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Com a seca intensa e as queimadas, que ocorrem principalmente na Floresta Nacional de Brasília (Flona) e no Parque Nacional de Brasília, a fumaça persiste a incomodar o brasiliense.
Em alguns ponto da cidade a fumaça está bem visível na manhã deste sábado. No centro da cidade, pontos turísticos, como a Torre de TV, amanheceram encobertas por fumaça.
A maior parte dos incêndios que afetaram as redondezas do Parque Água Mineral na última semana já foram controlados pelo Corpo de Bombeiros do DF (CMBDF), no entanto, a corporação informou que o fogo não foi apagado por completo e que os trabalhos continuam na região.
A Polícia Federal (PF) prendeu três pessoas suspeitas de provocarem queimadas em Brasília. O trabalho de monitoração conta com ajuda de aparelhos de drones.
A última precipitação registrada por aqui neste ano ocorreu em 23 de abril. A situação de 2024 é a segunda mais crítica desde 1963, quando o DF enfrentou 163 dias sem chuva. Além disso, essa é a seca mais severa em 20 anos; a última ocorrência semelhante foi em 2004, quando a capital e suas regiões administrativas ficaram 147 dias sem precipitações.