Na noite de segunda-feira (2), o cenário gastronômico de Brasília se iluminou com a 11ª edição do Encontro Gastrô de Brasília — O Melhor de Brasília 2023. O evento, realizado no Brasília Palace Hotel, é uma parceria da revista Encontro com o Correio Braziliense, com colaboração da Del Maipo. A premiação é a mais prestigiado da gastronomia do DF.
A seleção dos vencedores foi um processo meticuloso, que envolveu a participação de 50 jurados especializados, em cinco categorias de estabelecimentos, além de uma sexta, dedicada aos profissionais. Junto com a avaliação criteriosa dos especialistas, a opinião do público brasiliense também foi fundamental. Mais de 20 mil votos online desempenharam o papel crucial de desempatar várias categorias.
Os resultados revelaram um grupo diversificado de estabelecimentos e profissionais que se destacaram no cenário gastronômico da cidade. Na categoria Diversão, o Primeiro Cozinha de Bar foi agraciado com o título de Melhor Bar/Botequim. O Contexto Bar foi reconhecido como a Novidade do Ano neste setor.
No universo de Lanches e Guloseimas, a Casa Almería foi premiada por oferecer o Melhor Brunch. O Chichá Café e Bistrô conquistou o título de Novidade do Ano. Destaque também para o Madero, pelo Melhor Hambúrguer. A Castália ganhou como Melhor Padaria.
Na categoria Boa Mesa, o Coco Bambu do Brasília Shopping recebeu o prêmio de Melhor Bufê Self-Service. O Térreo (no B Hotel) foi celebrado como o Melhor Restaurante de Hotel. A Green’s foi reconhecida pela Melhor Cozinha Light/Salada. O Manzuá impressionou com seus Peixes/Frutos do Mar.
Os sabores regionais também foram homenageados, com o Marzuk ganhando na categoria Melhor Árabe e a Galeteria Gaúcha sendo reconhecida pela Melhor Cozinha Brasileira. O Noru Sushi conquistou o prêmio de Melhor Restaurante Japonês.
Na alta gastronomia, o Marie Cuisine foi duplamente premiado, sendo considerado o Melhor Bistrô e o Melhor Restaurante de Brasília. O Vasto foi reconhecido pela excelência em Carne/Parrilla. O Dom Francisco recebeu o prêmio de Melhor Carta de Vinhos.
Por fim, os destaques individuais foram anunciados na categoria Melhores Profissionais. O Sommelier do Ano foi concedido a Rafael Ribeiro, do Marie Cuisine. O Chef Revelação é Raphael de Lucca, do Cozze Mediterrâneo. O prêmio mais cobiçado, o de Chef do Ano, reconheceu Ronny Peterson, do Aroma.
O evento não apenas celebrou a riqueza e diversidade do cenário gastronômico de Brasília, mas também reconheceu o talento e o esforço dedicados por chefs, sommeliers e outros profissionais que continuam a elevar o padrão da culinária na capital brasileira.
Um dos destaques da noite foi Renata La Porta, que conquistou pela sexta vez o prêmio de melhor Buffet de Festa. “Minha equipe é muito competente. Esses últimos três anos fizemos uma revolução na empresa e saímos mais fortes após tantas tribulações e desafios vencidos e superados. Obrigada de coração a todos os envolvidos”, destacou Renata.