Apreciada no Brasil e no exterior, a cachaça é uma bebida alcoólica emblemática no País, sendo considerada um símbolo da cultura brasileira. Prova disso, o evento Brasília Cachaça Diplomática, realizado no espaço Espaço Panorama, no Lago Norte, reuniu mais de 40 embaixadores, além de autoridades e empresários do setor.

Paulo Cesar Chaves

Carlos Magnum

Igor Cavaco

Fernando Mesquita
Com o objetivo de promover a produção local e ampliar as oportunidades de comercialização da bebida produzida no Distrito Federal, o encontro promovido pelo Ruraltur em parceria com a Serinter-GDF, contou com o apoio de diversas entidades, incluindo a Secretaria de Turismo do DF, Convection Bureau, ABIH, ABAV, ABARE, Sindieventos, Fecomércio-DF, Abrasel DF, Sindhobar e o 5º Batalhão da PMDF (Policiamento Turístico).
Os produtores de cachaça Cavaco, Ararauna, Saracura e Casa Studart, juntamente com a Queijaria Da. Aroeira, Rancho Canabrava e a Charcutaria do Gaúcho, representaram a riqueza e diversidade do turismo rural do DF. O evento destacou a alta qualidade da cachaça brasiliense e sua harmonização com a gastronomia e o turismo, fortalecendo sua visibilidade no exterior.
De acordo com o secretário-executivo de Relações Internacionais, Paulo Cesar Chaves, o evento é uma oportunidade única para degustação e demonstração de cachaças artesanais da região, com o intuito de estimular o comércio e promover a valorização das bebidas locais.
Além da degustação dos produtos locais, o encontro proporcionou uma experiência imersiva para os convidados, promovendo o contato direto entre os produtores e os representantes internacionais. A iniciativa destacou o potencial econômico da cachaça do DF, ampliando sua visibilidade e potencial comercial no exterior.