Enquanto especialistas se interessam pela poda invertida que transfere o ciclo de colheita da videira para o inverno, e pelos compostos aromáticos, com acúmulo de açúcares que resultam em vinhos mais complexos e equilibrados, produtores rompem paradigmas com novas tecnologias de irrigação que potencializaram a qualidade das uvas. E a cada ciclo, turistas prestigiam e curtem o desenvolvimento de novos blends do terroir promissor do DF, com diferentes vocações, já que cada região proporciona um tipo de vinho diferente.
A Rota das Uvas também oferece experiências gastronômicas em harmonizações fantásticas. Enquanto novos produtores ensaiam sua contribuição, vinícolas como Vinhedo Lacustre, Villa Triacca, Casa Vitor, Serra das Galés, Pireneus e Ercoara, além da Vinícola Brasília estão prontos para uma visita agendada que podem proporcionar melhores experiências, especialmente para as harminizações e gastronomia. Algumas ocasiões sob encomenda podem surpreender, com elementos de contemplação como pôr-do-sol, lua cheia e passeios entre os vinhedos.
Para nossa colunista de vinhos, Adriana Nasser, nossa cidade tem um futuro muito promissor.
É impressionante o potencial dos nossos vinhos e o que vem sendo feito por aqui. Brasília começou a produzir vinhos faz menos de sete anos e já estamos arrebanhando prêmios muito importantes.