GPS Brasília comscore

Brasília acolhe fórum que impulsiona a volta do protagonismo das empreendedoras gaúchas

Brasília foi palco de um evento que transcendeu fronteiras e levou esperança a mulheres empreendedoras. O Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG), em edição extraordinária, reuniu lideranças para um dia repleto de palestras, painéis e histórias inspiradoras, voltadas à recuperação das empreendedoras gaúchas após o maior desastre climático do Rio Grande do Sul.

A escolha da capital federal não foi por acaso. “Queremos sensibilizar as brasilienses para, juntamente com as gaúchas, abraçarmos umas às outras em uma jornada que começa agora para a reconstrução e recomeço das empreendedoras atingidas direta ou indiretamente pelas cheias que ocorreram no Rio Grande do Sul”, destacou Tânia Cruz Costa, presidente do fórum e idealizadora do evento.

Tânia Costa

Tânia Costa | Foto: Vanessa Castro

A programação começou às 14h com a palestra “Saúde Mental: Inspiração, Motivação e Coragem”, ministrada pela psiquiatra Gabriela Schuster, e mediada por Elisiane da Silva, CEO do Instituto Educacional Essência do Saber (IEES). A sessão trouxe reflexões profundas sobre a importância da saúde mental para a resiliência e o sucesso no empreendedorismo feminino.

Gabriela Schuster (no telão) e Elisiane da Silva

Gabriela Schuster (no telão) e Elisiane da Silva | Foto: Vanessa Castro

O painel sobre Empreendedorismo Social e Sustentável foi um dos destaques do dia, reunindo Rose Rainha, superintendente do Sebrae DF, Deise Nicoletto, fundadora e CEO do Impact Hub Brasília, e Paula Santana, jornalista e empresária, sócia fundadora do Grupo GPS|Brasília. Com mediação da jornalista Kátia Cubel, o painel discutiu estratégias para criar negócios que prosperem financeiramente e tragam ao mesmo tempo benefícios sociais e ambientais significativos. 

Nancy Walter, Rose Rainha, Deise Nicoleto, Paula Santana e Katia Cubel

Nancy Walter, Rose Rainha, Deise Nicoleto, Paula Santana e Katia Cubel | Foto: Vanessa Castro

Paula Santana enfatizou: “É muito importante que as mulheres empreendedoras busquem o autoconhecimento, para que saibam quais são suas principais habilidades e competências. Não precisamos fazer tudo sozinhas nas empresas, mas sim entender e atuar onde podemos fazer mais e melhor para ajudar no bom andamento do todo.”

Paula Santana

Paula Santana | Foto: Vanessa Castro

Ana Paula Rodrigues Bohn, sócia fundadora do Instituto FloresSer, apresentou o projeto “Adote um empreendedor”, enquanto Daiane Wolff, fundadora da Gaúcha Prendada, compartilhou como transformou a crise em oportunidades. Essas histórias incentivaram a audiência a apoiar o programa Avança Mulher Empreendedora, que visa arrecadar recursos para ajudar empreendedoras de 23 municípios gaúchos afetados pelas enchentes.

Ana Paula Rodrigues Bohn

Ana Paula Rodrigues Bohn | Foto: Vanessa Castro

Daiane Wolff

Daiane Wolff | Foto: Vanessa Castro

Jaqueline Rodrigues Joy, empreendedora e treinadora de equipes, trouxe a palestra “A Busca do Sim”, destacando a importância da resiliência e da capacidade de “se virar para buscar o seu sim”. Na sequência, o talk show “Acesso a Mercados Globais” contou com Beatriz Guimarães, Rosie Roden e Monica Amorin Monteiro, que discutiram como as empreendedoras podem expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais.

Jaqueline Rodrigues

Jaqueline Rodrigues | Foto: Vanessa Castro

Monica Amorim Monteiro, Beatriz Guimarães e Rosie Roden

Monica Amorim Monteiro, Beatriz Guimarães e Rosie Roden | Foto: Vanessa Castro

A deputada estadual gaúcha Adriana Vieira Lara apresentou o Programa Estadual Mulheres Chefes de Família Empreendedoras, uma iniciativa que oferece linhas de crédito e capacitação para mulheres chefes de família no Rio Grande do Sul. “Hoje, 46% das mulheres que empreendem são chefes de família. A lei que desenvolvemos visa oferecer linhas de crédito, a juros diferenciados, capacitação profissional, educação financeira e qualificação para que essas mulheres possam se emancipar com uma vida digna”, explicou a deputada.

O evento foi encerrado com a entrega oficial dos recursos arrecadados, marcando o início de uma série de ações que culminarão em um grande evento em Gramado, em novembro. Vanessa Mendonça, presidente do Conselho Internacional de Empreendedorismo da Associação Comercial do Distrito Federal e embaixadora do FMEG, ressaltou a importância de ter trazido a causa para Brasília: “Nós não podemos deixá-las sozinhas, especialmente neste momento no Rio Grande do Sul. Nós podemos agir ajudando, ensinando e levando algo além do recurso financeiro, mas esperança a elas.”

Confira como foi o evento pelas lente de Vanessa Castro:

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.