Prestes a completar 63 anos, Brasília é uma cidade cheia de informações desconhecidas do público geral. Por ser nova e ainda estar construindo a sua trajetória e identidade, o que se sabe sobre a metrópole ainda é pouco disseminado. Por isso, o GPS selecionou dez curiosidades do quadrado mais miscigenado do Brasil.
Sendo planejada e criada, a ocupação da capital do País recebeu pessoas do Brasil inteiro. O resultado disso são misturas de culturas, sotaques, pratos típicos e de tudo mais que se possa imaginar. Em contrapartida, aos poucos, costumes e ações têm se tornado a cara do brasiliense.
Confira algumas das curiosidades a seguir:
Nasce uma cidade em 1960
As construções de Brasília começaram em 1956 durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. A cidade foi inaugurada à meia-noite do dia 21 de abril de 1960 mesmo ainda não estando completamente pronta. O planejamento ficou por conta do urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer assina os principais monumentos e prédios públicos. O projeto da construção de Brasília é reconhecido como um dos mais completos e modernos de todo o mundo.
Tempo de construção
Inaugurada por JK, que tinha como seu lema de campanha 50 anos em 5, Brasília foi ágil em sua construção, levando menos de quatro anos para ficar pronta.
Terceiro lugar como cidade mais populosa
Com 2.923.369 de habitantes, Brasília ocupa o terceiro lugar no ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os moradores por cidade, neste ano.
Parque urbano
Brasília também abriga um dos maiores parques urbanos de toda a América Latina. Trata-se do Parque da Cidade Sarah Kubistchek, que possui 420 hectares e é maior que o famoso Central Park, em Nova York.
Maior bandeira hasteada do mundo
Essa é uma curiosidade para quem gosta de recordes. Na Praça dos Três Poderes, está hasteada a maior bandeira nacional do mundo. O recorde está no Guinness Book e, de acordo com o livro, a bandeira tem 386 metros quadrados e está a mais de 100 metros de altura. Além disso, ela é trocada todo primeiro domingo do mês.
Cenário de filmes
Mesmo sendo jovem, a cidade fez história na música brasileira. Dito isso, foi cenário para alguns filmes de personalidades famosas, como: Faroeste Caboclo, Somos Tão Jovens, Eduardo e Mônica, entre outros.
O Cine Drive-in mais antigo do País
Criado há cinquenta anos, o local fez e faz história nas terras candangas. Quem nunca pegou uma sessão no Drive-in mais famoso, , precisa se programar e ir até o the must da cidade. O local ganhou até uma produção de uma filme, O Último Cine Drive In, de 2014.
Ipê é uma paixão brasiliense
No período de seca, começa a temporada das flores que enfeitam a cidade. Roxo, amarelo, branco e rosa, respectivamente nessa ordem, se revezam e deixam Brasília ainda mais bonita com suas cores. No Distrito Federal há cerca de 200 mil ipês, que combinados com os dias de céu azul, que só a cidade proporciona, é uma união perfeita aos olhos.
Francisco Ozanan Coelho, mais conhecido como o jardineiro de Brasília, foi um dos grandes responsáveis pelo plantio de ipês na cidade. O engenheiro agrônomo e ex-diretor do Departamento de Parque e Jardins da NOVACAP, junto a outros jardineiros, paisagistas e botânicos, tiveram muito trabalho pra conseguir fazer florescer os nossos amados ipês na terra seca e árida do Cerrado. Mas graças aos seus esforços, hoje podemos seguir nos encantando em cada canto de Brasília com um ipê.
Ginásio Nilson Nelson: quem foi ele?
Nascido no Rio Grande o Sul, Nilson Nelson foi um jornalista conhecido na cidade nos anos 1980 que chegou em Brasília em 1963. Famoso no ramo esportivo, ele sofreu um ataque cardíaco em 1987 aos 49 anos. Brasília sentiu a perda, e por isso, aconteceu nomeação do equipamento cultural e esportivo. Antes o ginásio levava o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici.
*A reportagem integra uma série especial do GPS em homenagem aos 63 anos de Brasília. A publicação do conteúdo, na visão editorial do portal, tem o objetivo de difundir e de eternizar as histórias sobre a nossa capital federal.