Categories: Mundo

Brasileiros em Gaza sofrem com escassez de comida e água

Os brasileiros que atualmente se encontram na Faixa de Gaza enfrentam grandes desafios, uma vez que a comunicação na região foi restabelecida após um período de silêncio decorrente de intensos bombardeios. A situação humanitária é crítica, com muitos deles preocupados com a falta de comida e água. Trinta e quatro brasileiros aguardam ansiosamente a repatriação ao Brasil.

De acordo com reportagem do Fantástico, exibida neste domingo (29), alguns desses brasileiros informaram sobre as condições na fronteira com o Egito. Hasan Rabee, um dos brasileiros em Gaza, fez contato pela manhã usando um chip de celular brasileiro. Hasan, que está em Khan Yunis, descreveu a piora dos bombardeios e a dificuldade de acessar serviços de resgate devido à falta de comunicação.

Segundo Hasan, a busca por água tem sido uma das principais preocupações. Após dois dias, ele e seus companheiros conseguiram encontrar água mineral à venda na cidade. “Depois de dois dias, a gente conseguiu achar água. Água mineral. Compramos dois saquinhos e eu acredito que dê para 3, 4 dias”, relatou.

O brasileiro também mencionou que o preço dos mantimentos aumentou significativamente. “Não é fácil, o gás que a gente comprou pagamos mais de 10 vezes o preço normal. Eu paguei no gás mais ou menos 250 shekels, que vale cerca de 309 reais.”

A maior esperança deles é voltar ao Brasil o quanto antes. “A gente espera que a gente volte logo para São Paulo, isso que a gente espera”, disse Hasan.

A falta de comida e água é evidente nas imagens recebidas da região, com filas nos estabelecimentos comerciais e pessoas procurando suprimentos. Shahed Al-Banna, um dos brasileiros, descreveu a situação nas casas locais: “Todas as geladeiras tinham frango, tinham peixe, tinham carne, mas agora não tem mais, por causa da falta de luz. Nenhuma fronteira aberta para entrar alimentos, comida. Tá tudo vazio, gente.”

As autoridades brasileiras têm se esforçado para apoiar os brasileiros na região, orientando-os a estocarem alimentos e enviando recursos para a compra de itens essenciais. No entanto, a disponibilidade de suprimentos tem sido escassa. O Itamaraty, em nota, assegurou que os brasileiros na região têm acesso garantido a água e alimentos para os próximos dias, mas ainda não há previsão para sua retirada da área, e as negociações para tal continuam em andamento.

A situação na Faixa de Gaza permanece crítica, e a preocupação persiste entre os brasileiros que aguardam a repatriação.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

15 minutos ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

52 minutos ago

GDF sanciona Projeto de Lei que facilita regularização de terras rurais

Documento promove segurança jurídica às comunidades que estavam sem respaldo legal

1 hora ago

Justiça Eleitoral decide derrubar perfil de Marçal no Instagram

Essa é a segunda vez que o candidato tem o perfil suspenso nessa campanha

2 horas ago

Cirurgião Rodrigo Bastos representa Brasília em congresso médico na Turquia

Profissional palestrou sobre técnica Preservation Deep Plane Facelift, da qual é pioneiro na cidade

2 horas ago

“Temos o potencial de cobrar e promover mudanças”, diz Giuliana Morrone sobre ESG

Jornalista escreve livro sobre mitos e verdades do setor e participa de sessão de autógrafos…

2 horas ago