O brasileiro realmente sabe fazer comida boa. Uma prova viva disso é a paulistana Janaína Torres, que acaba de ser intitulada a melhor chef do mundo no ‘The World’s 50 Best Restaurants 2024′. O prestigiado ranking é considerado o ‘Oscar da Gastronomia’.
Além de chef e co-proprietária do ‘A Casa do Porco’, eleito um dos melhores restaurantes da América Latina, seus outros empreendimentos — Bar da Dona Onça, Hot Pork e Sorveteria do Centro — também a fizeram reconhecida na cena gastronômica de São Paulo.
No ano passado, Janaína foi nomeada a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best. Já em 2019, a chef esteve presente no ranking dos 50 melhores do mundo.
A paulistana também está intensamente envolvida em projetos de ativismo social. A convite do Governo do Estado de São Paulo, ela trabalhou como voluntária na criação do ‘Cozinheiros pela Educação’, que incluiu aulas com as cozinheiras da rede pública de educação.
Durante a pandemia, quando todos os estabelecimentos estavam fechados, Janaína reuniu chefs e colaboradores para a campanha ‘SOS’, que contou com o apoio financeiro do governo federal e que ajudou a frear as demissões da época.